Categories: Regional

VÍDEO: Trabalhadores que amam o que fazem

Em tempos de mobilizações e protestos acerca das mudanças na legislação trabalhista e previdenciária, os brasileiros ainda demonstram que gostam do que fazem. Foi isso que revelou uma pesquisa feita com trabalhadores de 34 países pela empresa de soluções em Recursos Humanos, Randstad. Entre os entrevistados no País, 74% disseram estar satisfeitos com a atividade que desempenham atualmente, enquanto apenas 8% afirmaram que não gostam. Os números indicam um nível de realização profissional equivalente ao da Bélgica e também de países como Canadá e Suíça, ambos com 75%, e Holanda, com 76%.  

Mais do que uma estatística, a pesquisa global revela um perfil de trabalhador comprometido e dedicado a fazer o melhor no dia a dia, seja em grandes corporações ou no comando dos próprios empreendimentos. E os resultados desse comportamento podem ser decisivos no resultado dos negócios e também no desenvolvimento pessoal. Para a psicóloga e consultora de recursos humanos Priscilla Teloeken, o retorno costuma ser muito positivo. “Um profissional que gosta do que faz sempre vai trabalhar com maior motivação e envolvimento. Ele trabalha como se fosse o dono da empresa e isso gera resultados melhores tanto no seu desempenho quanto no da organização”, salienta.

Junto da satisfação, outro sentimento determinante para o rendimento dos trabalhadores é a motivação para o desempenho de seu ofício. Isso vem da pessoa e também pode ser despertado por meio de ações desenvolvidas pelas próprias empresas. Segundo Priscilla, o cenário de cautela na economia, por vezes, é angustiante aos profissionais. Porém, acrescenta, a crise também pode ser um momento de oportunidades.

Publicidade

“Isso quer dizer que as empresas estão fazendo desligamentos, mas, ao mesmo tempo, estão contratando em cargos estratégicos, fazendo substituições ou criando funções que não existiam. Dessa forma, os profissionais mais qualificados e motivados continuam se destacando no mercado. Em períodos difíceis, justamente, precisamos de talentos que gerem mudanças e agreguem valor aos negócios”, afirma.

Para mostrar histórias de pessoas que têm amor ao seu trabalho, a equipe da Gazeta do Sul e Portal Gaz convidou trabalhadores a contarem suas histórias. O resultado você confere no vídeo a seguir.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.