O governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, falou, em uma transmissão por vídeo na tarde desta segunda-feira, 23, a respeito do momento da pandemia do novo coronavírus no Rio Grande do Sul. Quase todas as regiões do Estado tiveram aumento do número de casos e redução da disponibilidade de leitos na rede hospitalar, nas últimas semanas.
Leite afirmou que a situação preocupa e pediu que a população colabore, reforçando as medidas de prevenção à Covid-19, especialmente evitando aglomerações. No entanto, o governador destacou que este recente aumento do número de casos e internações pela doença não se refletiu em aumento das mortes no Estado, embora as quedas no número de novos óbitos, que vinham sendo registradas, tenham sido interrompidas.
LEIA MAIS: Santa Cruz e região batem recorde de casos de Covid-19 em uma semana
Publicidade
“Temos leitos, estrutura para atender a população, mas uma situação que inspira cuidados”, afirmou Leite. Ele acrescentou que o vírus “está numa situação de disseminação crescente”. “Portanto é muito importante que a população tenha consciência e ajude”, pediu. O governo do Estado lançou uma campanha publicitária, com objetivo de conscientizar a população e reforçar a importância das medidas preventivas.
Assista à live do governador
Durante a mesma transmissão, o chefe do Executivo estadual divulgou o mapa definitivo do distanciamento controlado para esta semana. Serão oito regiões em bandeira vermelha, que indica risco alto relacionado à Covid-19. As regiões de Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul e Lajeado, que formam a Macrorregião dos Vales, estão em laranja, de risco médio. As classificações entram em vigor à meia-noite desta segunda-feira, 23, e seguem valendo até a próxima segunda.
Atividades presenciais nas escolas
Conforme regra definida na 28ª rodada pelo Gabinete de Crise, a abertura das escolas e a manutenção das atividades presenciais nos colégios não será interrompida com a classificação da região em bandeira vermelha durante uma semana. É necessário que a região ingresse na segunda semana consecutiva em bandeira vermelha para que as escolas não possam abrir em uma região ou, se já abertas, devam fechar.
Publicidade
As regiões de Novo Hamburgo, Canoas, Ijuí e Capão da Canoa foram classificadas pela segunda semana consecutiva em bandeira vermelha. De acordo com a nova regra, as escolas privadas e públicas deverão interromper as aulas que já estavam ocorrendo ou adiar o retorno, caso ainda não estivessem recebendo alunos de forma presencial.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade