Diversos pontos do interior de Vale do Sol estão sem luz desde a última terça-feira, 30, após as fortes chuvas que atingiram o município e a região. Ainda sem o serviço restabelecido, moradores da localidade de Linha Bernardino organizaram um protesto na expectativa de receberem um retorno por parte da RGE, responsável pelo abastecimento de energia no município. A mobilização contou com o apoio da Brigada Militar e da Prefeitura, representada no local pelo vice-prefeito José Valtair dos Santos.
Um dos organizadores da manifestação, Deoniso Maus, comenta que, na última semana, a equipe da RGE chegou ao local com equipe, postes e os equipamentos necessários para os serviços de reparo, mas saíram de lá sem ter realizado nenhuma intervenção, alegando que não havia acesso. O morador confronta a justificativa, afirmando que há possibilidade de restaurar os postes caídos e refazer os fios. Inclusive, frisa que a Prefeitura disponibilizou maquinário para que a empresa fizesse os trabalhos. “O que a gente mais quer é que a nossa energia seja reestabelecida, porque há aqui uma condição não muito severa para resolver esses serviços, e mesmo assim não fazem”, reforça.
LEIA TAMBÉM: Abastecimento nos postos e supermercados começa a voltar ao normal em Santa Cruz
Publicidade
O protesto iniciou por volta das 10h30, quando dois funcionários da RGE chegaram à localidade em um caminhão da companhia. Os moradores, então, pararam o veículo e impediram os profissionais de saírem enquanto não houvesse uma resposta sobre a falta de energia. Deoniso ressalta que o protesto ocorreu de forma pacífica e não houve interrupção do trânsito. “Os dois funcionários da RGE foram bem tratados aqui, inclusive demos almoço, não sofreram nenhum tipo de agressão, nem física nem verbal, ocorreu tudo bem”, conta. A mobilização durou até perto das 14h30. No começo da tarde, mais moradores se juntaram.
Segundo Deoniso, os problemas com a RGE têm sido frequentes para os moradores de Linha Bernardino. “Muitas vezes, quando não há grandes transtornos ou somente chaves caídas, eles já demoram de dois a três dias para realizar esses serviços. Mesmo assim, muitas vezes a gente tem que ligar várias e várias vezes e eles não nos atendem, e esse aqui foi mais um caso”, lamenta.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz lança programa para reconstruir a cidade após tragédia; confira
Publicidade
Durante a manifestação, o vice-prefeito de Vale do Sol conseguiu contato com um responsável da RGE. A companhia alegou que o serviço poderá ser restabelecido a partir deste sábado, 11, com a colocação de postes. No entanto, Deoniso explica que não houve garantia deste prazo. “É apenas uma possibilidade. E com tudo isso, se não forem realizados esses serviços, mais uma vez, nós estamos planejando fazer mais alguns bloqueios”, pontua. A equipe de reportagem do Portal Gaz entrou em contato com a assessoria de imprensa da RGE por e-mail, às 14h30, mas não teve retorno até a publicação da notícia. O espaço segue aberto.
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.