Dois dias de viagem separavam o brasileiro Jesse Koz, de 29 anos, e o cão companheiro dele, Shurastey, do destino dos sonhos: o Alasca. A viagem foi interrompida por um grave acidente nessa segunda-feira, 23. A dupla não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local da colisão, na cidade de Grants Pass, no Oregon, nos Estados Unidos. Dois meses e 4,1 mil quilômetros antes, na cidade de Ball Ground, na Geórgia, Jesse e o Golden Retriever foram recebidos pelo santa-cruzense Anderson Dick em uma visita à FuelTech.
Conforme o santa-cruzense, o encontro foi possível graças aos seguidores em comum que ele dividia com a dupla aventureira. “Como ele tinha muitos seguidores em comum comigo, ele acabou passando para visitar, para conhecer, fazer uma parada. O desafio da viagem dele era parar e ir arrumando o que estragava, fazendo o que precisava, conhecendo as pessoas”, comentou Dick.
LEIA MAIS: Brasileiro e cão que viajavam em fusca para o Alasca morrem em acidente nos EUA
Publicidade
Na ocasião, o empresário gravou um vídeo divertido ao lado de Jesse, onde os dois falam sobre a jornada que o curitibano já havia percorrido e o sonho do destino final da viagem, o Alasca. Na gravação, que foi compartilhada por Anderson Dick nas redes sociais após a morte de Jesse, o influenciador detalhou as reformas que fez no Fusca 78, chamado de Dodongo. Já eram mais de 75 mil quilômetros rodados com o veículo e mais de 17 países conhecidos pela dupla inseparável.
No vídeo, Jesse brincou com o nome do projeto, “Shurastey or Shuraigow?”, e do cão companheiro, Shurastey. “O nome dele [cachorro] veio antes do projeto. Na tradução, é “Devo ficar ou devo ir?”. No caso, a gente sempre está indo”, brincou o influenciador. O nome do projeto era uma referência à música “Should I Stay or Should I Go”, da banda The Clash, que em tradução significa, como Jesse comentou, “Devo Ficar ou Devo Ir?”.
LEIA MAIS: Vaquinha para trazer Jesse Koz e Shurastey ao Brasil bate meta em poucas horas
Publicidade
“É uma jornada de muita garra, anos e anos. Curti muito a história dele, muita gente se inspirou com o quanto de dedicação ele tinha com o objetivo dele”, comentou o santa-cruzense, sobre a visita realizada em 24 de março. “Fiquei com a sensação de que ele estava cumprindo sua missão e atingindo o seu objetivo maior”, disse Anderson Dick, ao compartilhar o vídeo no dia seguinte ao acidente. A gravação original (e em cores) faz parte de um vídeo publicado no YouTube, em comemoração ao aniversário de 19 anos da FuelTech nos EUA.
Veja o vídeo:
O acidente
A colisão que interrompeu a viagem de Jesse e Shurastey aconteceu na cidade de Grants Pass, no Oregon, a cerca de 41 horas do destino final da dupla, o Alasca. A imprensa local informou que Jesse tentou desviar de um engarrafamento quando perdeu o controle do Fusca e colidiu frontalmente em um Ford Escape que vinha na direção contrária. Os brasileiros Diego Strutz e Roana Petri Celeste, que seguiam um pouco à frente de Jesse, acompanharam toda a situação. “Fizemos tudo que estava ao nosso alcance para salvar o Jesse e o Shurastey, mas infelizmente eles faleceram no local”, escreveram. Os dois também foram responsáveis por uma vaquinha on-line para arrecadação de dinheiro para que os corpos da dupla fossem trazidos ao Brasil.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!