Categories: Regional

VÍDEO: santa-cruzense denuncia acúmulo de lixo perto do autódromo depois do feriadão

O feriadão de Natal, apesar das orientações de distanciamento em função da pandemia do novo coronavírus, foi de aglomeração e desrespeito em Santa Cruz do Sul. Um grande grupo de pessoas não apenas ignorou as recomendações de distanciamento, reunindo-se em um dos portões do Autódromo Internacional, nas proximidades da ERS-412, mas também deixou uma cena lamentável para trás: lixo.

A situação foi flagrada pelo advogado e professor universitário Wagner Machado, nesse domingo, 27, quando pedalava pelas proximidades, já depois de terem se dispersado as pessoas. Indignado com a quantidade de lixo espalhada pelo chão, incluindo garrafas e latas de bebidas, o santa-cruzense resolveu gravar a situação em um vídeo, publicado nas redes sociais dele.

LEIA TAMBÉM
“Cada bairro tem seus mal-educados”, diz secretário sobre descarte irregular de lixo
Plantio de feijões: iniciativa de santa-cruzense espanta o lixo no Bairro Faxinal

Publicidade

Em cerca de 24 horas, o vídeo chegou a mais de 21 mil visualizações no Instagram e foi compartilhado diversas vezes em grupos de WhatsApp. A motivação para registrar a situação, segundo Machado, foi a revolta ao deparar com a cena, acompanhado de um amigo, quando percorriam o entorno de bicicleta.

“Quando nos aproximávamos do local já visualizamos, bem antes, latas, várias embalagens PET de energético. Mas, ao chegar na frente do portão, percebi de onde aquilo estava vindo. No momento, foi um misto de nojo e raiva, penso eu. Então pensei que era importante registrar, expor o fato, pois percebi que outros ciclistas passavam e viam a situação horrível, mas já agiam com aspecto de normalidade”, disse o advogado.

LEIA TAMBÉM: O que você precisa saber para separar corretamente o lixo

Publicidade

Veja o vídeo:

Publicidade

Ele afirmou que não esperava a repercussão que o vídeo teve, mas reforçou a importância de registrar e denunciar este tipo de caso. “Não imaginava que haveria tamanha repercussão, não tinha esta pretensão, mas fico feliz que mais pessoas pensem parecido. Espero que isso sirva para, de certa forma, conscientizar, em especial, os frequentadores do local, para que tenham maior responsabilidade, e também, claro, a comunidade como um todo.”

Denúncia

As aglomerações podem ser denunciadas para a Guarda Municipal, no número 153, ou Brigada Militar, pelo 190. As questões ambientais e de descarte irregular de lixo podem ser comunicadas à Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, no número (51) 3713-8242.

Publicidade

Situação não é recorrente no local

A conscientização citada por Wagner Machado também foi destacada pela secretária de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Santa Cruz, Juliana Porn. Ela ressaltou, à reportagem, que não é comum que sejam registradas situações parecidas no local. “Não acontece sempre. Acho que neste feriadão o pessoal procurou um lugar para ouvir música, beber, e aí aconteceu de deixarem o lixo todo lá”, disse.

LEIA TAMBÉM
Lixões clandestinos se acumulam em pontos de Santa Cruz
Municípios devem acelerar criação de taxas para o lixo

“Acho que foi uma alternativa que eles acharam por causa da questão de fiscalização, de não poder ter aglomeração. É importante ressaltar a questão de denúncia com a Brigada Militar ou a Guarda Municipal, até por questões de [presença de] menores [de idade] ou drogas, para coibir essa atividade no local. A questão é evitar que eles se aglomerem lá deste jeito”, destacou a secretária.

Publicidade

O lixo foi recolhido por uma equipe da secretaria ainda nesta segunda-feira, restando apenas alguns materiais que necessitam do uso de uma máquina para recolhimento, segundo Juliana. “Recolheram bastante material”, disse a secretária.

Apesar de a situação de aglomeração também ter sido registrada e divulgada nas redes sociais, em fotos, não houve registro de autos de infração relacionados às concentrações de pessoas nas últimas semanas, conforme o secretário de Segurança, Defesa Civil e Esporte, José Osmar Ipê da Silva. “Trabalhamos na condição que nos restou possível para algumas ocorrências de muitas pessoas estarem presentes em praças e logradouros, dispersão, inclusive com o apoio da BM em alguns momentos”, comentou.

LEIA TAMBÉM: Veja dicas de especialistas para reduzir riscos nas celebrações de fim de ano

Responsabilização

Mesmo após o recolhimento do material, a questão que fica é: as pessoas que deixaram tal situação podem ser responsabilizadas pelo dano ao meio ambiente? A resposta, segundo a Unidade de Fiscalização Externa (Ucefex), é positiva, caso sejam identificados os responsáveis.

O problema, neste caso específico, é que não houve flagrante e não há outras maneiras de identificar as pessoas por trás do acúmulo de lixo. Conforme o coordenador da Guarda Municipal, Estor Jochims, há uma câmera de monitoramento dentro do Parque de Eventos, mas, como ela não abrange a área externa, não há como identificar ou punir os responsáveis pela situação.

LEIA TAMBÉM
Parque de Eventos vai ganhar câmeras para evitar descarte irregular de lixo
Vigilância notificou 1,2 mil empresas por desrespeito a decretos em Santa Cruz

Veja para quem e como denunciar cada situação referente à pandemia:

– Cheguei ao mercado e o estabelecimento está lotado: denuncie para a Vigilância Sanitária pelo WhatsApp 51 99529-3026.

– Realização de bingos, tanto na cidade quanto no interior: ligue para a Brigada Militar, no 190.

– Vi um ônibus lotado ou com pessoas sem máscara: ligue para a Secretaria de Transportes, no número 3715-3611, de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Fora desse horário, denuncie para a Vigilância Sanitária.

– Vi uma pessoa sem máscara na rua: ligue para a Brigada Militar, no telefone 190.

– A loja não dispõe de álcool em gel na entrada para os clientes: denuncie à Vigilância Sanitária pelo número 51 99529-3026, preferencialmente via WhatsApp.

– Os atendentes da loja não utilizam máscaras: denuncie à Vigilância Sanitária pelo número 51 99529-3026, preferencialmente via WhatsApp.

– Tem uma festa de aniversário na casa do meu vizinho: denuncie à Brigada Militar, pelo número 190.

– No meu condomínio, estão realizando eventos no salão de festas: quando ocorrerem entre as 8 horas e a meia-noite, as denúncias podem ser feitas diretamente para a Vigilância Sanitária, pelo contato 51 99529-3026, preferencialmente via WhatsApp. Após esse horário, a Brigada Militar deve ser acionada (190).

– Tem uma aglomeração de pessoas em frente a uma distribuidora de bebidas: ligue para a Brigada Militar, no 190.

– Passei por uma praça (no Centro ou no bairro) e vi aglomeração: ligue para a Guarda Municipal (153) para dissipar o grupo.

– Presenciei aglomerações em vias públicas (Avenida do Imigrante, loteamentos, etc): ligue para a Brigada Militar, no 190.

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.