Cadernos Especiais

VÍDEO: sanduíche rápido e saudável para este verão

O calor induz a busca por alimentos que refresquem e, ao mesmo tempo, possam garantir a sensação de saciedade e acréscimo de vitaminas. Assim, além do sabor, eles ainda são saudáveis. Os pratos quentes não podem ser, simplesmente, abandonados, mas há opções de versões frias que conseguem suprir as necessidades do ser humano.

Desafiada a trazer uma opção capaz de agradar ao paladar dos leitores do GAZtronomia, a chef Cátia Leal, do curso de Gastronomia da Escola Senac Santa Cruz do Sul, optou por um lanche que pode substituir uma das refeições: baguete com salmão. A ideia de que pode ser apresentado em um almoço ou jantar, quando há maior informalidade, dá-se pelo fato de que tem um pouco de tudo: carboidrato, proteína, fruta, e por aí vai.

Chef Cátia Leal, do curso de Gastronomia da Escola Senac Santa Cruz do Sul. | Foto: Alencar da Rosa

Nessa receita, existem algumas questões a levar em consideração. A baguete pode ser produção própria, se a pessoa gosta de colocar a mão na massa, ou comprada na padaria. Depende da escolha de quem for se arriscar a produzir essa delícia. Um outro fato é a utilização do abacate, que não é muito comum no dia a dia gastronômico dos brasileiros, mas vêm ganhando cada vez mais espaço. Não é preciso esperar a guacamole para aproveitar.

Publicidade

Na parte que facilita a ingestão, a maionese, vem outro detalhe que deve ser levado em consideração. Ela não leva ovo. Foi feita apenas com leite e óleo. Fica saborosa, mas pode ser incrementada com tempero verde para dar tom e sabor diferenciado, bacon ou alho. Nesse caso fica bem acentuada e não agrada ao paladar de todos, então, vale sempre a pergunta para quem vai comer o sanduíche.

Assim como pode substituir uma das refeições, é uma sugestão ideal para a garotada que, de férias, curte a piscina ou fica nos jogos eletrônicos e ar-condicionado. Uma pausa para o momento de agitação e para garantir a reposição de energias.

LEIA TODA A EDIÇÃO DO GAZTRONOMIA DESTE MÊS AQUI

Publicidade

Provamos

O verão pede comida rápida, leve e nutritiva. A proposta apresentada pela chef Cátia Leal foi excelente, porque reforça em nossa alimentação a possibilidade do uso do abacate como alimento, não só sobremesa. Além disso, a combinação de cores e sabores faz com que a cada mordida seja percebida uma sensação de novidade, sem que nenhum dos ingredientes fique saliente, nem esquecido.

É claro que alguns não conseguem aceitar o peixe cru. Uma leve tostada nele também é possível, se for o caso. De qualquer modo, a forma suave da maionese, com o salmão presente, mas não saliente, faz com que se torne uma boa parceria para a cerveja gelada. Refrescante para um lanche da tarde, um happy hour ou mesmo para substituir uma refeição, quando a fome está mais moderada.

Preparo do sanduíche

Corte de forma atravessada nas pontas. Pincele azeite de oliva na baguete. Aqueça a frigideira. Coloque a baguete pincelada, pressione para que pegue em toda a superfície da frigideira. Deixe por alguns minutos. Corte os elementos que irão compor o sanduíche. Parta a cebola roxa em pequenas tiras finas. Parta o abacate ao meio, tire o caroço. Com a colher, retire a polpa. Corte o abacate em pequenas tiras; corte os tomates cereja ao meio. Passe uma leve camada de maionese no pão tostado; ponha o salmão, sal, pimenta-do-reino, abacate, cebola roxa e os tomates. Na outra parte do pão, coloque leve camada de maionese, que fica mais fácil de aderir.

Publicidade

Ingredientes

  • Baguete
  • Salmão
  • 1/2 abacate
  • Tomate cereja
  • Maionese
  • 1 cebola roxa
  • Tomate cereja

Preparo da maionese

Com mixer ou liquidificador, bater o leite acrescentando o óleo até dar o ponto. Quando estiver cremosa, está ok! Se quiser mais consistente, acrescente mais óleo. Tempere com o vinagre, sal e pimenta. Ela fica mais firme. Se quiser mais leve, aumente o leite.

Para fazer a maionese

Publicidade

  • 50 ml de leite integral
  • Óleo
  • 1 colher de sopa vinagre
  • Sal
  • Pimenta-do-reino

DICAS

Se a baguete ficar muito grande no momento de tostar, corte as pontas. Essas “sobras” podem virar brusquetas. Se quiser dar sabor à maionese, é possível fazer com alho, tempero verde, bacon.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

caroline.garske

Share
Published by
caroline.garske

This website uses cookies.