A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) prendeu nessa sexta-feira, 28, dois jovens acusados de participação em crimes violentos ocorridos recentemente em Cerro Alegre Baixo, interior de Santa Cruz do Sul. A mobilização para cumprir os mandados de prisão preventiva foi chamada de Operação Respect, em alusão à falta de respeito dos assaltantes, devido à humilhação que eles impuseram às vítimas. Em uma das situações, um casal de idosos teve os porta-retratos do filho falecido quebrados pelos criminosos na invasão. Além disso, o nome da ação se refere ao respeito que a polícia impôs frente aos bandidos.
LEIA MAIS: “O sangue chegava a lavar meu braço”, diz vítima de assalto em Cerro Alegre Baixo
Uma das ações que culminaram na identificação dos criminosos foi um mandado de busca e apreensão cumprido pela Draco no dia 13 de janeiro, em um imóvel da Rua Professor Léo Winterle, Bairro Santa Vitória. O local pertence ao jovem de 20 anos preso nessa sexta-feira. Na ocasião, os policiais apreenderam duas toucas ninja, um coldre e três tijolos de maconha, que totalizaram 1,987 quilo, além de duas balanças de precisão e uma fita, possivelmente usada para embalagem de drogas.
Publicidade
LEIA MAIS: Em ofensiva contra assaltos em Cerro Alegre Baixo, Draco apreende toucas ninjas e drogas
Na sequência da investigação, a polícia realizou outras diligências, reconhecimentos pessoais e apreensões de joias e eletrônicos das vítimas dos dois assaltos. Os agentes da Draco ressaltaram que os crimes graves são prioridade na delegacia, e a resolução de roubos seguidos de lesões com subtração de veículo é tratada como uma questão de honra.
Veja chegada dos acusados à delegacia:
O delegado Marcelo Chiara Teixeira destacou o empenho dos investigadores na busca por elucidar os casos. “A nossa equipe foi bastante dedicada, fez um trabalho qualificado desde que tomamos conhecimento desses dois roubos que aconteceram em Cerro Alegre Baixo e envolveram violência contra as vítimas. Realizamos inúmeras diligências, cumprimos buscas, foram feitos outros atos de polícia judiciária, que culminaram na identificação de três envolvidos nos crimes”, comentou o responsável pela Draco.
Publicidade
LEIA MAIS:
- Quadrilha assalta família e rouba R$ 15 mil, arma, veículo e eletrônicos
- Carro é roubado em Cerro Alegre Baixo e abandonado nas proximidades do autódromo
Além da dupla presa nessa sexta, outro homem identificado como participante nos delitos, de 35 anos, já havia sido detido na tarde de 17 de janeiro, também no Bairro Santa Vitória. Ele era foragido da Justiça desde novembro e foi capturado pelo Canil da Força Tática da Brigada Militar. A possível ligação entre os delitos, levantada inicialmente como uma possibilidade, acabou sendo confirmada pela Polícia Civil.
“Há conexão entre os dois roubos. O grupo investigado estava envolvido nas duas situações e pelo menos um indivíduo, o de 18 anos, está identificado como participante nos dois crimes”, salientou Chiara. “Formalizamos provas no sentido de representar ao Poder Judiciário pela prisão preventiva de dois deles, além do outro preso previamente. Dessa forma, foi possível dar uma resposta à comunidade de Santa Cruz, que não pode ficar à mercê de ações como essas. A Polícia Civil trabalha incansavelmente para responsabilizar quem está molestando a sociedade”, finalizou o delegado da Draco.
As investigações prosseguem e o objetivo dos agentes é concluir o inquérito em breve. O trio identificado e preso irá responder por roubo duplamente majorado. As majorantes – dispositivos que podem ampliar a pena – foram elencadas pelo emprego de arma de fogo e concurso de agentes.
Publicidade
LEIA MAIS: Draco coloca os assaltantes de Cerro Alegre Baixo atrás das grades
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade