Categories: Regional

VÍDEO: rompimento de rede causa estragos em Santa Cruz

Um grande vazamento chamou atenção de moradores e causou estragos em Santa Cruz do Sul na manhã deste domingo, 12. O rompimento de rede em dois pontos causou o problema: na esquina das ruas Amazonas e Castro Alves, no Bairro Senai, e na Rua Curupaiti.

Conforme os moradores, a situação teve início por volta das 6 horas, quando a água saía do calçamento com muita força. Os residentes entraram em contato com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que chegou ao local e iniciou o conserto por volta das 8 horas.

Residências chegaram a ser invadidas pela água, que jorrava em abundância no local. Conforme a gerente local da Corsan, Rosângela Freitas dos Santos, foram rompidas duas adutoras de água bruta, de 300 milímetros.

Publicidade

O problema teria ocorrido com uma parada no primeiro recalque da companhia, em função de uma queda de energia. “Com a parada, é alterada a pressão na rede, o que chamamos de golpe de ariete. É a maior probabilidade de ter ocorrido”, disse.

Não há previsão de encerramento do conserto e, conforme Rosângela, praticamente toda a cidade deve ter o abastecimento alterado ao longo do dia. “Estamos operando só com 30% da nossa capacidade, devido à necessidade de desligamento da ETA [Estação de Tratamento de Água] e não temos previsão de retorno ainda”, informou a gerente.

Conforme ela, as equipes da companhia estão no local e o serviço ainda está na fase da localização do problema, para que depois inicie o conserto. “Nós tivemos esse comunicado, por volta das 6 horas através do nosso vigilante, que havia ocorrido um problema de queda de energia no primeiro recalque, os motores foram desligados. É uma medida de segurança para não queimar os motores.”

Segundo a gerente da Corsan, foi esse desligamento brusco que causou uma oscilação na rede, o que teria causado o rompimento. “Estamos ainda fazendo o levantamento de peças, por que são várias para fazer o conserto. Então não temos ainda uma previsão para terminar. Estamos aqui e vamos ficar até a conclusão”, observou.

Publicidade

Morador do local, Fabio Guedes teve a casa invadida pela água. Ele contou à reportagem da Rádio Gazeta que foi acordado por um vizinho que percebeu o rompimento. “Quando eu acordei não deu mais tempo de tirar nada. Está tudo alagado dentro de casa. O carro também não consegui tirar, está cheio de água”, lamentou.

Ainda segundo Guedes, esta deve ser a quarta vez que um rompimento de rede ocorre no local, mas é a primeira ocasião em que a água invade a moradia. “Está terrível. O problema é que desde às 6 horas estamos tentando ligar pra Corsan e ninguém vem. Eles chegaram às 8 horas. Aí eles estão de brincadeira com a gente. Isso é incrível!”, reclamou.

Embora pátios de outras residências tenham sido atingidos, apenas a da família de Guedes ficou alagada. Itens como armários, camas e a geladeira foram avariados.

Publicidade

Segundo Rosângela, já foi realizado o levantamento de danos na residência invadida pela água. “Já acertamos com o morador pra tomar uma providência”, explicou.

LEIA TAMBÉM: Quem ficar sem água por mais de 12 horas poderá ser ressarcido pela Corsan

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.