Um dos cinco maiores empreendimentos de criação e processamento de tilápia do Brasil foi o ponto de visitação desta quarta-feira, 27, dentro do Road-Show 2022. 20 jornalistas de oito estados brasileiros estão percorrendo empresas e fazendas do agro em São Paulo ao longo desta semana. A viagem iniciou nessa segunda-feira, 25, e ocorre em simultâneo à realização, em Ribeirão Preto, do Agrishow 2022 – que o grupo visitou na terça, 26, e voltará a visitar nesta quinta-feira, 28.
A produção de tilápias é uma iniciativa da Fider Pescados, da cidade de Rifaina, com cerca de três mil habitantes, às margens do Rio Grande, ao norte paulista, já na divisa com Minas Gerais. A Fider integra a MCassab, um grupo com 97 anos de atuação e que está presente em cinco ramos distintos, sendo um deles o de nutrição animal. Foi a partir desse nicho e da percepção de que havia um potencial muito grande de mercado para o filé de tilápia, que a MCassab estruturou a Fider, em 2009. 13 anos depois, a produção mensal de filé de tilápia chega a 800 toneladas por mês, ou 14 mil toneladas por ano.
LEIA MAIS: Agrishow reafirma a retomada do agronegócio brasileiro
Publicidade
Conforme o executivo Alexandre Vasto, diretor corporativo da MCassab, a importância do empreendimento para a cidade de Rifaina pode ser medida pela geração de empregos no local. A Fider hoje possui 520 colabodores diretos. Com as vagas indiretas, são empregadas cerca de 2,5 mil trabalhadores, abrangendo cinco municípios da região. E com os negócios a empresa proporciona retorno em impostos na faixa de R$ 30 milhões.
Toda essa economia se apoia na área de pesquisa e de produção própria de alevinos, além da parceria com duas outras empresas. A engorda dos peixes é feita em tanques-redes submersas na água do Rio Grande, em um sistema de criação de vanguarda. Após seis a oito meses de alimentação com ração balanceada, que oferece excelente taxa de conversão e segurança alimentar, a tilápia é abatida com 800 gramas a um quilo e processada. Depois, é enviada com agilidade para consumidores nacionais e também internacionais. “Muitos de nossos clientes recebem o produto já no dia seguinte ao abate para servir à mesa, e alguns até no mesmo dia, conforme a viabilidade da logística para cada região ou país”, observa Juliano Kubitza, gerente geral de operações da Fider, com mais de 20 anos de experiência nessa área e um apaixonado pela criação de tilápias.
LEIA MAIS: Workshop abre o Road-Show 2022 em São Paulo
Publicidade
O grupo de jornalistas do Road-Show 2022 fez um passeio de barco para conhecer in loco o ambiente de produção de tilápias no Rio Grande. Kubitza indicou a área já demarcada para a instalação de novos tanques, o que permitirá à Fider praticamente duplicar a produção atual. O mercado, como salienta Alexandre Vasto, está altamente demandante, sendo uma das proteínas, saudável e nutritiva, a apresentar taxa de incremento de mercado superior à média de outras espécies.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade