Começou na manhã desta terça-feira, 20, a inspeção robótica interna nas galerias da Avenida do Imigrante, em Santa Cruz do Sul. O trabalho é pioneiro no município e vai auxiliar na verificação de possíveis danos estruturais em todas as lajes de cobertura do canal. Parte da estrutura cedeu no dia 10 de dezembro. Desde então, a Prefeitura optou por isolar todo o passeio central da via e trabalha em um laudo para definir o futuro da calçada.
LEIA MAIS: FOTOS E VÍDEO: trecho de calçada cede na Avenida do Imigrante
Conforme a engenheira da Defesa Civil, Roseli Kist, no local onde houve o rompimento foi notado que a armadura da estrutura estava exposta e corroída. A ideia é verificar com o uso do robô e de uma câmera se o problema se repete em outros pontos do trecho. “A Avenida tem cerca de 600 metros. Estamos iniciando um trabalho técnico com o robô e com uma câmera para ver se no restante do trecho há problemas com a estrutura metálica. Se verificarmos que no restante do trecho [há problemas], confirmaria que todo o trecho estaria em risco”, explicou.
Publicidade
O trabalho é feito com o robô por ser tratar de um local confinado e com gases tóxicos. “Não é possível fazer pessoalmente, por isso estamos utilizando essa ferramenta pioneira que nos trará imagens precisas da situação. Será feito uma mapeamento de toda a parte interior do canal e depois vamos manipular as imagens para ver cada ponto com patologia nessa laje.”
LEIA MAIS: Calçada central da Avenida do Imigrante é totalmente interditada
Os equipamentos utilizados foram cedidos pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e foram criados pela empresa Azimute Tech, do Grupo Azimute. No caso da câmera, consiste em um cabo de 150 metros de extensão ligado a um veículo, sendo controlada por um profissional treinado. A previsão é de que o trabalho se estenda ao longo do dia.
Publicidade
Colaborou a repórter Maria Regina Eichenberg.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.