Policiais civis lotados na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Santa Cruz do Sul salvaram a vida de um homem que estava preso dentro de uma sala da instituição. O fato aconteceu na madrugada do último sábado, 29.
No dia da ação, o indivíduo foi recolhido ao local pela Brigada Militar em virtude de crime cometido no âmbito doméstico pela Lei Maria da Penha. Ao permanecer na contenção do órgão policial aguardando a lavratura do ato, o preso, que tem asma e trata um câncer, teve um mal súbito.
LEIA TAMBÉM: “É uma manobra política”, diz vereador sobre ocorrência de ameaça registrada contra ele
Publicidade
Ao notar a situação, os policiais civis de plantão notaram o mal súbito de imediato, verificando ausência de sinais vitais. Eles colocaram o homem deitado e iniciaram a manobra conhecida como Reanimação Cardiorrespiratória, com intuito de garantir a oxigenação.
Após alguns minutos de massagem, o preso acordou e foi colocado em posição lateral, no aguardo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que havia sido contatado pelos outros policiais da equipe, sendo posteriormente conduzido ao hospital para complemento do atendimento. Conforme o delegado Guilherme Dill, plantonista na DPPA, a ação proativa dos policiais foi determinante para salvar a vida do recolhido. “Demonstra que os policiais são qualificados para o atendimento da população e para ações policiais de todos os gêneros”, frisa.
Publicidade