No final da tarde desta quarta-feira, 24, a Polícia Civil, por meio da 1ª DIN/DENARC, sob coordenação do Delegado Gabriel Borges, deflagrou a Operação Medellín. Após três meses de investigação, a ação, realizada em Canoas, resultou na apreensão de grande quantidade de drogas e na prisão de um homem de 33 anos, com diversos antecedentes criminais.
Segundo o Delegado Gabriel Borges, a investigação iniciou a partir do monitoramento das atividades de narcotraficância realizadas em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Foi possível constatar a existência de uma atividade de tele entrega de drogas estabelecida em Canoas, mas que distribuía entorpecentes para toda a Região Metropolitana de Porto Alegre.
LEIA TAMBÉM: Advogado questiona ação da Brigada Militar que resultou em prisão em flagrante por tráfico
Publicidade
Essa atividade era coordenada por um apenado inserido no sistema prisional e é considerada uma das maiores tele entregas de drogas de alto padrão do Estado do Rio Grande do Sul. A partir do monitoramento dos entregadores foi possível identificar o suposto depósito dos entorpecentes, localizado em um imóvel no Bairro Mathias Velho, em Canoas.
Os policiais verificaram um homem saindo do imóvel em um veículo. Ele foi abordado e dentro do carro foram localizados dez quilos de maconha. No interior do imóvel foram encontrados mais de 120 quilos de maconha, mais de dois quilos de maconha “skunk” ou camarão com alto grau de THC e 1,5 quilo de cocaína.
LEIA TAMBÉM: Polícia Civil apreende drogas e prende homem por tráfico em Cachoeira do Sul
Publicidade
Além disso, foi apreendido um verdadeiro estabelecimento para produção, armazenamento e acondicionamento de entorpecentes, com serra elétrica para cortar droga, seladora para embalagem a vácuo, balanças, embalagens, fitas, recipientes, potes herméticos e cadernos de anotação do tráfico.
Os traficantes também possuíam adesivos personalizados com sua “marca” para indicar aos compradores a qualidade dos produtos vendidos. Brindes também eram distribuídos aos compradores, como sedas saborizadas tendo, inclusive, vários pacotes prontos para a entrega com dados dos usuários que receberiam as drogas, já que o grupo se notabilizou na Região Metropolitana pelo fornecimento de entorpecentes com alto grau de pureza.
LEIA TAMBÉM: Mulher é presa por tráfico após BM flagrar ela retirando drogas do sutiã
Publicidade
O que mais chamou a atenção da equipe policial foi a apreensão de uma flor de maconha importada da Colômbia e de brownies recheados com manteiga de maconha. Tudo isso também era fornecido aos compradores. Por fim, outro fato em destaque é que vários pacotes de drogas estavam prontos e embalados para serem entregues via Sedex, indicando que o grupo também atua fornecendo entorpecentes em larga escala para outros locais, reforçando o caráter de crime organizado.
Outro veículo que era utilizado na entrega de drogas e estava no imóvel também foi apreendido. O prejuízo total ao crime organizado com a desarticulação do esquema e apreensão das drogas e dos bens e veículos é estimado em R$ 500 mil.
LEIA TAMBÉM: Dupla é presa após assaltar farmácia no Centro de Santa Cruz
Publicidade
O Delegado Gabriel Borges ressaltou a importância da ação, fruto de uma investigação qualificada, que desarticulou uma das maiores tele entregas de drogas da Região Metropolitana de Porto Alegre. Destacou, ainda, o nível de organização do grupo que inova na produção de drogas e importa entorpecentes específicos para venda aos seus clientes.
A ação integra o contexto da Operação Narke, coordenada pelo Ministério da Justiça e realizada em todo o país buscando coibir o tráfico ilícito de entorpecentes. A investigação prossegue para identificar e responsabilizar criminalmente os demais membros da organização criminosa. O preso, de 33 anos, com diversos antecedentes criminais, foi conduzido ao sistema prisional.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.