Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CAMINHOS DO TABACO

VÍDEO: morango dá nova cor para propriedade com tabaco

Foto: Alencar da Rosa

Em Rio Azul (PR), o casal Alcéia e Edson Jacyszyn (na foto, junto ao colunista Giovane Weber) amplia a renda do tabaco com os morangos

A propriedade em que vivem o casal Alcéia e Edson Jacyszyn, a mãe dele, Anita, e os dois filhos, José Augusto e João Paulo, na localidade de Faxinal dos Paulas, em Rio Azul, Paraná, tem uma extensa área verde nativa, que é motivo de orgulho. Mas não para por aí. Na safra 2021/22, eles plantaram 65 mil pés de tabaco da variedade Virgínia, que é da base econômica para a família. E foram além: incrementam a renda com a produção de morangos em estufa.


Os frutos, com o cuidado adequado com a luminosidade, o substrato de qualidade e o trato orgânico para evitar pragas, nascem durante todo o ano nos 2,1 mil pés plantados em estrutura elevada do chão. A venda é direta ao consumidor.

LEIA MAIS: VÍDEO: uma professora que dá aula na gestão da propriedade no Paraná

Publicidade


E os resultados têm sido positivos. Não superam, claro, os do tabaco, que já é tradição na propriedade desde o pai de Edson e continuam com ele – que garante a sucessão, já que seus quatro irmãos acabaram indo para outros locais. Se o futuro garantirá a permanência do cultivo é uma incógnita, porque o garoto mais velho, José Augusto, logo se formará no curso Técnico Agrícola, mas quer focar em outras plantas e pecuária. O mais novo, diz a mãe, também deve continuar na agricultura, mas cogita outras culturas.


De qualquer forma, por enquanto eles vão dando sequência, garantindo a plantação de feijão, mandioca e cebola para o consumo próprio. “Se percebemos que vai superar a necessidade da família, vendemos também, mas o principal é atender a casa”, frisa Alcéia.


Há possibilidade de que façam como a mãe, que participou de um curso do Senar direcionado ao empreendedorismo rural. Durante as aulas, o seu projeto foi a estufa de morangos. E o que era um trabalho acadêmico acabou virando realidade e uma fonte de renda para a propriedade.

Publicidade


Ela não deixa de ser, no entanto, uma incentivadora da produção e qualificação da cadeia produtiva do tabaco. No último ano, ajudou na organização da Conferência dos Fumicultores de Rio Azul, que reuniu entidades e produtores. É, além disso, uma das administradoras da rede social do grupo AgroBrasil Tabacos.

LEIA MAIS: VÍDEO: fumicultor de Arroio do Padre vai diversificar com morangos

Cultivados com todo cuidado, morangos têm saída garantida na venda direta | Fotos: Alencar da Rosa

De forma consorciada, cada um em sua propriedade

A família Rodrigues, em Teixeira Soares, Paraná, é numerosa, como mostra a foto abaixo. O casal José Urandir e Carolina Gonçalves Rodrigues teve 11 filhos. Cinco deles estão na propriedade, na localidade de Ribeirão de Cima. Eles produzem de forma consorciada, dentro da área maior. Entretanto, cada um tem a sua parte, com responsabilidade pela produção. Acabam se unindo quando o momento é de maior correria, na plantação e na colheita.

Publicidade


A organização funciona como uma empresa. O patriarca coordenava as ações e delegou essa atribuição a um dos filhos, que determina o que será feito nos próximos períodos. Assim, o serviço rende mais e dispensa a contratação de mão de obra, mesmo tendo plantado 300 mil pés.

LEIA MAIS: VÍDEO: em Iraceminha, tabaco garantiu a volta por cima


O problema neste ano foi a ocorrência de granizo. Metade do que a família plantou acabou perdendo-se na chuva de pedra. “Parte do tabaco quebrou, perdeu a qualidade, mas não podemos desacorçoar”, diz Paulo Sérgio Rodrigues. Sabe que, na próxima, a situação pode ser diferente e renova as esperanças.

Publicidade

LEIA MAIS: VÍDEO: família de Vera Cruz faz a seleção do tabaco em espaço com ar-condicionado

LEIA MAIS: VÍDEO: do transporte escolar à produção de tabaco

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.