Uma cena incomum pegou de surpresa os moradores de Vale Verde, no Vale do Rio Pardo, nessa segunda-feira, 16. Um tornado foi avistado passando pela zona rural do município durante a tarde. Um dos registros do fenômeno teria sido gravado na localidade de Linha São João, em Estância Nova. Não há informações sobre possíveis danos causados.
Segundo o morador Djoni Aloísio Dorr, que registrou a situação em vídeo, o tornado teria se formado no limite dos municípios de General Câmara e Vale Verde. As imagens mostram a circulação do tornado levantando a água de uma lagoa, como se fosse uma tromba. O fenômeno durou pouco tempo e se dissipou ao tocar a água.
LEIA TAMBÉM: Previsão indica que próximos dias ainda serão de tempo instável em Santa Cruz
Publicidade
A MetSul Meteorologia confirma que o fenômeno trata-se mesmo de um tornado e não apenas uma nuvem funil, visto que a circulação tornádica de vento chegou a tocar a terra. No entanto, a situação teve pouca intensidade. De acordo com a MetSul, provavelmente trata-se de um evento de intensidade F0 na escala Fujita, ou seja, causando apenas danos leves, como galhos de árvores quebrados e problemas em chaminés.
O fenômeno teria sido causado pela atuação de duas áreas de baixa pressão, no Atlântico a leste e sudeste do Rio Grande do Sul. Uma delas seria remanescente do ciclone subtropical Biguá, que causou chuva forte e ventania no domingo, 15. Na segunda-feira, a metade leste do estado ainda sentia os efeitos da circulação ciclônica. Segundo a MetSul Meteorologia, a situação provoca maior vorticidade na atmosfera. Desse modo, com a presença de nuvens carregadas, provocado pelo calor e umidade alta, o cenário estava favorável para a formação do funil que teria causado o tornado.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.