Santa Cruz do Sul

VÍDEO: morador de Santa Cruz resgata jaguatirica atropelada

O santa-cruzense Raul Dorfey teve de assumir um papel improvável na noite dessa segunda-feira, 28. O morador do Bairro Santuário estava em seu carro, levando o filho Gabriel até Sinimbu, onde o jovem reside. No entanto, enquanto andava pela RSC-471, na altura do distrito de Rio Pardinho, se deparou com uma jaguatirica, ferida nas patas traseiras devido a um atropelamento.

“Estava atirada no asfalto. Parei o carro e vi que estava viva”, relata Raul. Com a ajuda do filho, ele conseguiu agarrar a jaguatirica, amarrando com uma sacola. Assim, sua intenção era encaminhá-la o mais rápido possível a algum órgão competente. No entanto, Raul conta que teve de ficar com o animal em seu veículo por três horas até que conseguisse achar um destino adequado.

LEIA TAMBÉM: Fósseis de dinossauros encontrados em Santa Cruz são tema de artigo de pesquisador italiano

Publicidade

Primeiro, ele ligou para o Corpo de Bombeiros Militar. Porém, ouviu a resposta de que não era competência do órgão. Também tentou com a Guarda Municipal, mas disseram que não havia biólogo de plantão na cidade. Depois, voltou aos Bombeiros, os quais orientaram que o destino adequado seria a Patrulha Ambiental, de Porto Alegre. “Eu disse, ‘mas eu não posso levar o bicho para casa, nem deixar o bicho morrer na rua, né?’ Seria um crime deixar o bicho morrer. É um bicho que está em extinção, muito difícil de se ver”, conta.

Jaguatirica teve de ser mantida debaixo do estepe do carro
Animal foi levado ao Hospital Veterinário da Unisc

Enfim, três horas depois de ter resgatado a jaguatirica, Raul foi informado de que conseguiriam deixá-la no Hospital Veterinário da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em Pinheiral. Os Bombeiros encaminharam o animal aos cuidados da instituição. “Nesse vai-e-vem, conseguiram resolver”, frisa o morador do Santuário.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.