Santa Cruz do Sul

VÍDEO: Ministério Público diz que a retirada das janelas da capela é contra a lei

Após a circulação de um vídeo gravado por uma das líderes do Movimento Apostólico de Schoenstatt Glaci Faleiro nas redes sociais, que mostra a capela do Santuário de Schoenstatt, na BR-471, sem os vitrais das janelas e sem a porta, o Ministério Público (MP) de Santa Cruz do Sul pede explicações sobre o ocorrido à Prefeitura e à Sociedade Mãe e Rainha, mantenedora do local.

Em despacho da Promotoria de Justiça Especializada de Santa Cruz do Sul, assinado pelo promotor Érico Barin, o MP ressalta que no artigo 3º da lei municipal 8.701/2021 consta que somente poderão ser retirados itens do Santuário quando um novo local estiver edificado.

LEIA TAMBÉM: Associação pretende assumir o espaço do Santuário de Schoenstatt

Publicidade

O documento ressalta que, até o momento, não há notícia de edificação de um novo Santuário, e também não existe conhecimento sobre autorização da Prefeitura para a retirada de portas, janelas e campanário. Ainda consta que a retirada dos itens foi feita em época de chuvas, o que pode causar a degradação do espaço.

O despacho oficia a Prefeitura para que informe sobre uma eventual autorização da retirada dos itens, orientando para a imediata reparação do antigo Santuário, a fim de proteger o local da chuva. O MP também oficiou a Sociedade Mãe e Rainha para que informe se a retirada da porta, janelas e campanário, que vai contra a lei municipal, foi autorizada ou não. As partes receberam um prazo de 48 horas para responder.

LEIA TAMBÉM: Em meio ao impasse, Santuário de Schoenstatt segue como local de abrigo e formação

Publicidade

Contraponto

A Procuradoria-Geral do Município informou que irá se manifestar após o protocolo da resposta no Ministério Público, cujo prazo termina na próxima segunda-feira, 18.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa