Quem observou o céu por volta de 20h21 desta terça-feira, 1º, pôde perceber um rastro de luz no céu da região. Uma bola de fogo de pequeno porte passou pelo Vale do Rio Pardo, da direção sudeste para noroeste. O objeto foi visível por pouco mais de um segundo até que se desintegrasse na atmosfera.
A pedido do Portal Gaz, o Observatório Espacial Heller & Jung, de Taquara, verificou as gravações que são realizadas para monitorar o céu do Rio Grande do Sul e confirmou que o objeto foi captado durante a passagem pelo Estado. “Pela velocidade é um meteoro. Foi alto. Entrou na atmosfera a uma altitude de 105,3 quilômetros e se extinguiu a uma altitude de 103,8 quilômetros”, adiantou o professor Carlos Fernando Jung, responsável pelo local.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: meteoro iluminou noite no Estado e explodiu a 22 km de altitude
Publicidade
Os meteoros são corpos sólidos que se movem pelo espaço e apresentam uma dimensão menor do que os asteroides. Quando eles entram na atmosfera, a alta velocidade faz com que se desintegrem, provocando um rastro luminoso no céu. Em poucos casos, o atrito não consegue destruir o material que acaba caindo no solo.
O objeto visto na noite desta terça-feira faz parte da chuva de meteoros Puppid-Velid, ativa todos os anos no período entre 1º e 15 de dezembro. O início desse fenômeno está entre as constelações de Popa e Vela, localizadas no hemisfério celestial Sul.
Publicidade