Os jogos germânicos são típicos em festas que remetem à Alemanha, como a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul e os encontros de sociedades. Desde o processo de imigração alemã, há quase 200 anos, algumas modalidades esportivas estão presentes até os dias atuais. Exemplos podem ser conferidos no Centro Cultural 25 de Julho, que preserva a história desses jogos.
Além de uma prática de entretenimento, alguns deles têm como finalidade demonstrar o esforço físico dos colonizadores e tarefas do dia a dia desses imigrantes alemães ao chegarem no Rio Grande do Sul. Um exemplo é o Trummzegewette (em português, serrote traçador). Na época, a prática era desenvolvida no processo de construção de casas e estabelecimentos. Hoje, faz parte do catálogo de jogos germânicos e da Olimpíada Rural, na Oktoberfest, cuja final ocorre neste domingo.
LEIA TAMBÉM: Jogos Germânicos despertam a curiosidade dos visitantes; veja as modalidades
Publicidade
A maioria dos jogos, como o conhecido Eisstockchiesen, são praticados no Sul da Alemanha, no Estado da Baviera, na Áustria, na Suíça, no Norte da Itália e em outros países europeus. A modalidade integra campeonatos europeus, americanos e mundiais. No Brasil, o esporte chegou em 2003. Em Santa Cruz, há três sociedades que praticam o Eisstocksport, como os centros culturais 25 de Julho (Centro)
e 15 de Agosto, de Linha Áustria, e o Alte Pikade, de Linha Santa Cruz, além de uma em Lajeado
e uma em Forquetinha.
Oktoberfest é espaço para demonstrações
Uma forma de manter viva a cultura dos jogos tradicionais do povo alemão é com a realização de demonstrações esportivas durante a Oktoberfest. Na edição deste ano, três modalidades podem ser conferidas pelos visitantes no Centro de Eventos: o mini-Eisstockchiesen, o corona e o Tischkegel (bolão de mesa). Os jogos foram disponibilizados pelo Centro Cultural 25 de Julho, de Santa Cruz do Sul, localizado dentro do parque.
LEIA TAMBÉM: Resgate da cultura e integração: Olimpíadas Rurais atraem grande público
Publicidade
Segundo o coordenador de Cultura da festa, Mártin Goldmeyer, 46 anos, a demonstração é uma forma de resgate dos jogos que as comunidades do interior praticavam na Europa. “As modalidades que conhecemos hoje foram difundidas em nosso interior aqui no Rio Grande do Sul durante o processo de colonização. Com isso, ocorria a integração entre os povos, tradição mantida em algumas sociedades.”
Para ele, que também é vice-diretor do Colégio Mauá, com o novo Centro de Eventos, as modalidades ganharam destaque na festa. “A demonstração é realizada há muitos anos, mas, agora, o visitante consegue ter uma visão mais ampla e pode se arriscar jogando, de forma gratuita”, explica.
A Oktoberfest também dá destaque para outros jogos, como os que integram as Olimpíadas Rurais, promovidas em parceria com a Liga Integração de Futebol Amador de Santa Cruz (Lifasc). O coordenador de Cultura explica que essas práticas são diferentes dos jogos germânicos, por serem competitivas. “Alguns destes esportes foram adaptados de modalidades antigas; outros readaptados de brincadeiras que fazem parte da infância e são retratados de forma lúdica, como o carrinho de mão.”
LEIA TAMBÉM: Final da Olimpíada Rural ocorre neste domingo
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!