O efeito das cheias nos rios Jacuí, Taquari, Pardo e outros, começou a chegar em Porto Alegre na manhã desta sexta-feira, 3. O nível do Guaíba está próximo dos cinco metros no Cais Mauá. Desde a madrugada, porém, a Secretaria do Meio Ambiente não consegue ter a mediação exata, pois a estação hidrometeorológica apresentou problemas na leitura. A água já atinge o Centro Histórico e o Quarto Distrito da cidade.
Na noite dessa quinta-feira, 2, a Prefeitura decretou estado de calamidade pública em Porto Alegre e recomendou o fechamento do comércio até o próximo domingo, 5. Donos dos estabelecimentos são aconselhados a levantarem móveis, eletrodomésticos e utensílios para outro local e a população deve evitar circular na região.
LEIA MAIS: FOTOS: mercado no Bairro Várzea é devastado; leia o relatos dos proprietários
Publicidade
Além do Centro Histórico, a água já avança para além das quadras esportivas no Trecho 3 na Orla do Guaíba. Outras regiões da cidade possuem alagamentos, como a Rodoviária de Porto Alegre, que amanheceu com a água na altura dos bancos, e ruas como a Voluntários da Pátria.
Educação
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) informa que as aulas nas escolas da rede municipal permanecerão suspensas nesta sexta-feira, 3. Será mantido o regime de plantão para acolhimento de alunos que necessitarem.
Saúde
Ao todo, 31 serviços de saúde foram impactados pela chuva e pela elevação do Guaíba. Destes, dez interromperam as atividades e 21 operaram com restrições. A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) presta apoio à Polícia Rodoviária Federal (PRF) nos resgates aeromédicos às vítimas das enchentes.
Publicidade
Com informações da Prefeitura de Porto Alegre
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade