Geral

VÍDEO: Grupo recupera gaita de aposentado que foi levada pela enchente

A tarde desta sexta-feira, 28, foi de emoção para o aposentado Loreno João Adelmo da Silva, de 77 anos. Por meio de um grupo de amigos, ele reencontrou totalmente reformada a sua gaita que foi levada pelas águas do Arroio Taquari Mirim, durante a enchente do mês de maio, em Venâncio Aires.

O instrumento musical ficou embaixo d´água por cerca de cinco dias e foi localizado pelo agricultor Carlos Riedel, a sete quilômetros de onde era a residência de Loreno. Riedel, por sua vez, fez contato com o vereador do município, Nelsoir Battisti, 45 anos. “Quando a gaita foi encontrada, o agricultor disse que poderia ser do Loreno, por ser um dos únicos que tinha esse tipo de instrumento naquela região”, disse.

LEIA TAMBÉM: Vai gear em Santa Cruz neste fim de semana? Confira a previsão do tempo

Publicidade

Loreno teve que ficar abrigado no Ginásio Guidão, pois sua casa foi levada pela força da água. Foi lá que ele recebeu a notícia de que sua gaita havia sido encontrada. “Colocamos vídeos da gaita nas redes sociais, como no grupo da Confraria da Música para tentarmos achar alguém que pudesse recuperar a gaita, de forma voluntária”, explica Battisti. Também se envolveram na ação o empresário Cristiano Leandro, 45 anos, e Dionatan Vargas, de 42.

O vídeo foi visto por Ismael Kroth, de 38 anos. Ele é dono da loja IK Acordeon, em Santa Cruz do Sul, e trabalha com o conserto de gaitas. Kroth se dispôs a consertar o instrumento musical. “Quando recebi o vídeo da gaita molhada e com lodo, logo pensei que não teria como arrumar. Mas quando comecei a desmontar ela, limpei e a coloquei para secar. Então vi que daria para recuperar,” disse.

Kroth também fez contato com a Casa da Gaita Ponto, de Porto Alegre, que forneceu, sem custos, o material de fole. “Demorei cerca de três semanas para finalizar o trabalho.” Segundo ele, o custo para recuperar uma gaita como a de Loreno gira em torno de R$ 6 mil. “Fico muito feliz em poder dar essa alegria para ele, pois um instrumento como esse, sempre traz alegria.”

Publicidade

Emoção ao reencontrar o instrumento musical

Loreno da Silva é popularmente conhecido como Loreno da gaita. Ele mora atualmente na localidade de Rincão de Souza, no interior de Venâncio Aires, em uma casa fornecida pelo programa Aluguel Social da prefeitura. Emocionado, ele lembra que a força da correnteza levou tudo que ele tinha. “Sai só com a roupa do corpo de casa, onde a água chegou a seis metros de altura. Em 40 anos morando aqui, nunca vi algo assim.”

LEIA TAMBÉM: Old School Day vai agitar Sinimbu neste sábado

Para ele, rever seu instrumento recuperado é emocionante. “É uma alegria muito grande. Fico feliz com essas pessoas que recuperaram a minha gaita. Só Deus para pagar eles”, disse.

Publicidade

Em meio às emoções, Loreno, que não estava tocando o instrumento com frequência há cinco anos, se arriscou em algumas entonações para alegrar o grupo que realizou a entrega da gaita. “Eu estava parado, sem tocar. Agora, quero dominar ela o mais rápido possível”, brincou.

Loreno conta que tomou gosto pela gaita aos 18 anos, quando seu irmão comprou o instrumento e não soube fazer o manuseio. “Então eu peguei a gaita para aprender a tocar.” O aposentado disse que gosta de tocar músicas gaúchas e algumas sertanejas.

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Paula Appolinario

Share
Published by
Paula Appolinario

This website uses cookies.