Um dos mais tradicionais conjuntos de música fandangueira do Sul do Brasil, o Grupo Os Buenachos, de Santa Cruz do Sul, lançou na última quinta-feira, 17, nas redes sociais, o clipe da música Fogão Campeiro, gravado no interior de Venâncio Aires. A ação marca os 43 anos de existência dos Buenachos, que transcorreram em 19 de julho.
Foi nessa data, em 1980, que o músico Geraldo Lacir de Souza Schmidt fundou o grupo, que, nos anos seguintes, tornou-se de tal forma conhecido no Sul do Brasil e em estados de outras regiões que hoje é chamado de Geraldo Buenacho.
LEIA TAMBÉM: Grupo Os Buenachos comemora mais um aniversário com canções inéditas
Publicidade
Ao lado de Geraldo, que é multi-instrumentista, com destaque para o acordeon, estão: Silas Franco (vocal), de Cachoeira do Sul; Pedro Renner (vocal), de Candelária; Eder Carlos Krammes Severo (guitarra e vocal), de Santa Cruz; Nilmar Souto (bateria), de Pantano Grande; Jonas Motta (baixo e vocal), de Butiá; e Henrique Rehbein Haetinger (gaita e vocal), de Santa Cruz.
Conforme Geraldo, que está com 68 anos, em mais de quatro décadas de carreira o grupo gravou oito álbuns, quatro ao vivo e quatro de estúdio. Em 2022, o conjunto gravou duas canções avulsas, Nos Braços do Gaiteiro e Vaneira do Brasil. A expectativa é, em breve, gravar um DVD especial com as músicas autorais mais famosas e mais pedidas em fandangos e bailes. Entre elas, Namorando a Lua, Vanera do Brasil, Vaneirinha do Coração, Vem Chegando o Miguelão e Clarão de Lua Cheia. A história e as vivências de Geraldo Buenacho na música regional também poderão ser conferidas em detalhes dentro da série Para Tocar o Coração, na edição da Gazeta do Sul deste fim de semana.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.