Moradores do Vale do Rio Pardo foram acordados na madrugada deste domingo, 6, com pedras batendo nos telhados e janelas. Em Venâncio Aires, o granizo foi registrado por volta das 3h30, destelhou casas e atingiu lavouras, acompanhado da forte chuva que não cessa na região.
Duas residências foram destelhadas na localidade de Ponte Queimada, enquanto outra casa no Bairro Cidade Alta também teve o telhado danificado. Os três locais foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires, que foi acionado às ocorrências na madrugada.
Também em Venâncio Aires, um dos locais mais afetados na região, lavouras de tabaco foram atingidas. Ainda não há informações sobre a extensão do problema, porque a Afubra só deve contabilizar os danos a partir de terça-feira, em função do feriado da Independência, nesta segunda-feira, 7.
Publicidade
Produtores, no entanto, compartilham a situação nas redes sociais, como fez a agricultora Sirlei Weber, que publicou imagens da lavoura destruída pelo fenômeno. Veja:
Na propriedade de Eliézer Izaias Chaves, foram cerca de 100 mil pés perdidos, tanto da produção dele quanto da lavoura do pai. As plantações ficam na localidade de Ponte Queimada, no interior de Venâncio Aires. O prejuízo é estimado por ele entre R$ 30 e R$ 40 mil.
“É uma sensação de frustração, pois para tentarmos recuperar um pouco vai nos acarretar em mais trabalho, mão de obra. Vamos esperar o tabaco reagir e acho que fazer uma nova brotação”, planeja o agricultor, frente aos problemas causados pelo granizo.
Publicidade
Santa Cruz
Em Santa Cruz do Sul também foi registrada a queda de granizo. Moradora da localidade de Linha Áustria, Ani Camila Jantsch registrou tanto o momento em que as pedras caíam quanto a presença do gelo ainda no fim da manhã deste domingo, por volta do meio-dia, no pátio de casa. Veja no vídeo e imagem abaixo:
This website uses cookies.