Cerca de 50 funcionárias do estacionamento rotativo de Santa Cruz do Sul, o Rapidinho, realizaram manifestação na manhã deste sábado, 14. A mobilização acontece após decisão da Prefeitura de licitar a gestão do estacionamento rotativo. Atualmente – e desde a criação do Rapidinho, nos anos 1990 -, a administração está a cargo do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro), cujo contrato tem previsão de encerramento em outubro deste ano.
As funcionárias que atuam nos estacionamentos, diariamente, são contrárias à mudança e pedem a manutenção dos empregos, contra a licitação do serviço. O protesto pacífico foi realizado na Rua Marechal Deodoro, quando as funcionárias caminharam em direção ao Palacinho da Prefeitura, com faixas e apitos, por volta das 10 horas.
No começo da tarde, a prefeita Helena Hermany emitiu nota sobre o protesto (leia na íntegra abaixo). No texto, a chefe do Executivo disse compreender a reivindicação, mas reiterou que irá garantir a manutenção dos empregos mesmo após a licitação. “Assumo mais uma vez o compromisso de dar todo o amparo necessário para que as funcionárias sejam realocadas na própria empresa que assumir o serviço ou em empregos e carreiras melhores para o futuro delas”, diz a nota. A prefeita ainda afirmou que irá marcar uma reunião com as representantes do protesto e citou uma possível pena de “improbidade administrativa” caso a licitação não seja feita.
Publicidade
LEIA MAIS: Rapidinho investiu R$ 1,6 milhão nos últimos dez anos, diz Consepro
Nota Oficial
Publicidade
Em relação ao protesto das funcionárias do Rapidinho nesta manhã, esclareço que fui até o Palacinho quando tomei conhecimento, mas que já não as encontrei.
Estou cuidando pessoalmente desta questão, e irei convocar para a próxima semana uma reunião com as representantes da categoria.
Expresso a minha sensibilidade e preocupação com as 50 famílias envolvidas, e assumo mais uma vez o compromisso de dar todo o amparo necessário para que as funcionárias sejam realocadas na própria empresa que assumir o serviço ou em empregos e carreiras melhores para o futuro delas.
Publicidade
Para isso, a Administração Municipal irá oferecer cursos de qualificação profissional, e também irá buscar oportunidades no mercado de trabalho, sem deixar ninguém para trás.
Esclareço que, conforme posição do Ministério Público Estadual e parecer da Procuradoria-Geral do Município (PGM), a gestão do estacionamento rotativo pago deve ser licitada, sob pena de responder judicialmente por improbidade administrativa.
Como primeira dama, vereadora, três vezes vice-prefeita, e agora prefeita, nunca desviei o olhar da nossa gente. Reforço o meu compromisso em seguir fazendo uma Santa Cruz com mais diálogo, verdade, oportunidades e carinho com todas as pessoas.
Publicidade
Helena Hermany
Prefeita Municipal de Santa Cruz do Sul
LEIA MAIS:
Publicidade
This website uses cookies.