VÍDEO E FOTOS: funcionárias do Rapidinho protestam contra licitação em Santa Cruz

Cerca de 50 funcionárias do estacionamento rotativo de Santa Cruz do Sul, o Rapidinho, realizaram manifestação na manhã deste sábado, 14. A mobilização acontece após decisão da Prefeitura de licitar a gestão do estacionamento rotativo. Atualmente – e desde a criação do Rapidinho, nos anos 1990 -, a administração está a cargo do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro), cujo contrato tem previsão de encerramento em outubro deste ano.

As funcionárias que atuam nos estacionamentos, diariamente, são contrárias à mudança e pedem a manutenção dos empregos, contra a licitação do serviço. O protesto pacífico foi realizado na Rua Marechal Deodoro, quando as funcionárias caminharam em direção ao Palacinho da Prefeitura, com faixas e apitos, por volta das 10 horas.

No começo da tarde, a prefeita Helena Hermany emitiu nota sobre o protesto (leia na íntegra abaixo). No texto, a chefe do Executivo disse compreender a reivindicação, mas reiterou que irá garantir a manutenção dos empregos mesmo após a licitação. “Assumo mais uma vez o compromisso de dar todo o amparo necessário para que as funcionárias sejam realocadas na própria empresa que assumir o serviço ou em empregos e carreiras melhores para o futuro delas”, diz a nota. A prefeita ainda afirmou que irá marcar uma reunião com as representantes do protesto e citou uma possível pena de “improbidade administrativa” caso a licitação não seja feita.

Publicidade

LEIA MAIS: Rapidinho investiu R$ 1,6 milhão nos últimos dez anos, diz Consepro

Veja vídeo da manifestação:

Leia a nota da Prefeitura:

Nota Oficial

Publicidade

Em relação ao protesto das funcionárias do Rapidinho nesta manhã, esclareço que fui até o Palacinho quando tomei conhecimento, mas que já não as encontrei.

Estou cuidando pessoalmente desta questão, e irei convocar para a próxima semana uma reunião com as representantes da categoria.

Expresso a minha sensibilidade e preocupação com as 50 famílias envolvidas, e assumo mais uma vez o compromisso de dar todo o amparo necessário para que as funcionárias sejam realocadas na própria empresa que assumir o serviço ou em empregos e carreiras melhores para o futuro delas.

Publicidade

Para isso, a Administração Municipal irá oferecer cursos de qualificação profissional, e também irá buscar oportunidades no mercado de trabalho, sem deixar ninguém para trás.

Esclareço que, conforme posição do Ministério Público Estadual e parecer da Procuradoria-Geral do Município (PGM), a gestão do estacionamento rotativo pago deve ser licitada, sob pena de responder judicialmente por improbidade administrativa.

Como primeira dama, vereadora, três vezes vice-prefeita, e agora prefeita, nunca desviei o olhar da nossa gente. Reforço o meu compromisso em seguir fazendo uma Santa Cruz com mais diálogo, verdade, oportunidades e carinho com todas as pessoas.

Publicidade

Helena Hermany
Prefeita Municipal de Santa Cruz do Sul

LEIA MAIS:

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.