Em uma investigação traçada em sigilo pela Polícia Civil de Vera Cruz, agentes coordenados pela delegada Lisandra de Castro de Carvalho deflagraram na manhã desta sexta-feira, 8, em Santa Cruz do Sul, a chamada Operação Catarina, e colocaram atrás das grades Idacir de Mattos, de 44 anos, conhecido nos meios policiais pelo apelido de Ci. Morador de Vera Cruz, ele tinha constituído uma empresa e prestava serviços terceirizados em obras.
O homem é condenado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) a 28 anos de prisão, por dois assassinatos ocorridos há mais de dez anos, no estado vizinho do Rio Grande do Sul. Após uma investigação e troca de informações entre os agentes catarinenses e da Delegacia de Polícia de Vera Cruz, ele foi localizado às 11 horas, trabalhando em uma obra na Rua Oscar Hugo Martin, Bairro Renascença.
LEIA TAMBÉM: Convidado do Papo de Polícia é ex-Bope e fez segurança de presidente; veja onde ouvir
Publicidade
Segundo a polícia catarinense, Idacir, que é natural do estado de Minas Gerais, foi preso em 2014, mas estava foragido e era procurado desde 2015, quando fugiu de uma penitenciária da cidade de Chapecó. A ordem judicial para a captura de Ci foi assinada pela juíza Jaqueline Fátima Rover, da Vara Única da Comarca de Quilombo, tendo seu nome sido colocado no sistema aberto do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).
“Rastreamos e conseguimos descobrir o paradeiro desse indivíduo para efetuar essa importante prisão. Seguimos atentos para retirar indivíduos perigosos do convívio com a nossa sociedade”, comentou a delegada Lisandra de Castro de Carvalho.
Os delitos
De acordo com a polícia, o preso desta sexta-feira em Santa Cruz do Sul teria sido o autor de homicídios ocorridos em 2010 e 2013, em cidades de Santa Catarina. No primeiro caso, em 2 de maio de 2010, por volta de 18 horas, Márcio de Oliveira Pereira, de 20 anos, teria sido assassinado próximo a um pavilhão de festas no Bairro Santa Inês, no município de Quilombo.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Suspeito de incendiar a própria casa é preso pela Brigada Militar
O outro caso teria acontecido em 29 de março de 2013. Vanderlei de Souza do Prado, de 32 anos, teria sido morto a tiros e golpes de facão por Ci e outros dois comparsas, por volta de 20 horas, em um bar que fica no Bairro Meneghetti, no município de Formosa do Sul.
Nesta sexta, após ser levado ao Hospital Santa Cruz (HSC) para realizar exames de praxe, foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para registro da ocorrência. No local, acompanhado do advogado criminalista Luiz Carlos Rech, preferiu se manter em silêncio na frente dos agentes policiais. Depois, Idacir de Mattos foi conduzido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul, onde cumprirá sua pena.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade