A espera de anos chegou ao fim. E ainda pôde ser documentada por cinegrafistas. Fundada em 1940, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Afonso Martin Rohlfes, de Faxinal de Dentro, no município de Vale do Sol, viu nascer neste ano o primeiro grêmio estudantil da instituição. Para eternizar o processo, direção, professores e estudantes montaram um curta-metragem com o suporte da Supernova Filmes, de Santa Cruz do Sul.
Localizado na zona rural, o educandário conta com 150 estudantes, matriculados do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A ideia do grêmio, de acordo com o professor André Luís Marques, era uma reivindicação antiga da comunidade escolar. No início deste ano, no entanto, ela começou a tomar forma a partir da disciplina de Projeto de Vida, ministrada por ele. Após semanas de estudos e debates sobre as funções e a importância do órgão, foi fundado no dia 16 de março o Grêmio Estudantil Paixão Cortes, em assembleia geral de estudantes.
LEIA TAMBÉM: Alunos da Escola Afonso Rohlfes conhecem a rotina diária da Gazeta
Publicidade
No mês seguinte, a partir da eleição da primeira diretoria, surgiu a proposta para elaboração de material audiovisual que registrasse a trajetória. “A ideia do curta nasceu, justamente, com o propósito de dar visibilidade ao movimento estudantil num momento em que muitos outros passavam por rearticulação, de forma geral, no período pós-pandêmico”, conta André. O lançamento na escola ocorreu no dia 16 de agosto.
A produção contou com a participação da estudante Karen Nauderer, que fez o registro de todo o processo, por meio de gravações e material fotográfico; o suporte técnico da Supernova; e entrevistas da presidente do grêmio, Rafaela Blanck; da candidata ao cargo, da chapa adversária, Camila Alves; da diretora Dorilene Solano e do presidente da União dos Estudantes Santa-cruzenses (Uesc), Matheus Mello. Os recursos para viabilizar o projeto foram captados junto a patrocinadores, Círculo de Pais e Mestres (CPM) e com o próprio grêmio.
LEIA TAMBÉM: Escola de Vale do Sol inaugura nova sala de aula com recursos do Estado
Publicidade
Para Rafaela, desde o início das gravações foi possível sentir a energia e o entusiasmo de todos os envolvidos. “É gratificante ver o impacto positivo que podemos ter na comunidade escolar por meio das nossas ações”, afirmou. Outra participante, Karen diz ter sido uma experiência incrível e única. “A satisfação em ver o projeto sendo exibido após tanto esforço por trás das câmeras é gigantesca”, completou.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.