Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CONSCIENTIZAÇÃO

VÍDEO: Escola Santa Cruz representa a região em live estadual

A Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz participa nesta sexta-feira, 26, da 1ª Semana Estadual Maria da Penha nas Escolas. A professora Simone Fernanda Neu e as alunas Elisa Gasparotto Eisenhardt e Andrielli Luiza Klafke apresentaram o projeto Sinal Vermelho para a Violência Contra a Mulher

A Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz participou nesta sexta-feira, 26, da 1ª Semana Estadual Maria da Penha nas Escolas. A professora Simone Fernanda Neu e as alunas Elisa Gasparotto Eisenhardt e Andrielli Luiza Klafke apresentaram o projeto Sinal Vermelho para a Violência Contra a Mulher.

O projeto 1ª Semana Estadual Maria da Penha nas Escolas foi desenvolvido no Rio Grande do Sul com a apresentação de 54 projetos. A Escola Santa Cruz ficou entre as dez mais bem classificadas e entre as quatro que participaram da live desta sexta.

Conforme a professora Simone, no componente curricular de Ensino Religioso, a atividade foi desenvolvida com os alunos das turmas 112, 113, 212 e 213. Nas três semanas de debates sobre os tipos de violência e a Lei Maria da Penha, houve a produção de textos e confecção de cartazes que informam sobre canais de denúncia e disponibilizam dados e estatísticas. “Os cartazes foram expostos na escola – no pátio e em salas de aula. Foi proposto para os alunos que eles fossem os personagens de uma releitura de fotos retiradas da internet que mostravam a violência contra a mulher. Os alunos se produziram, usaram acessórios e maquiagem para trazer veracidade às fotos”, conta a professora. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Seminário aborda a violência contra a mulher em Santa Cruz

Os estudantes ainda produziram vídeos sobre o tema para alertar a população mais jovem. De acordo com a professora responsável pelo projeto, durante o ano letivo, a equipe de docentes se deparou com casos de alunos que se reprimem ou agridem seus colegas. “Quando buscamos conversar, nos deparamos com depoimentos chocantes. Está em nós, professores, passarmos para esses alunos que isso não é o correto, que a Lei Maria da Penha foi e é um marco”, destaca.

Simone ainda salienta que é relevante abordar o assunto no ambiente escolar. “O envolvimento, o debate, a realização de vídeos e a reprodução de fotos alertam para a seriedade do assunto e colocam os alunos como sujeitos de suas histórias. Logo, incentivam seu senso crítico, além de a exposição valorizar o debate e criar um espaço apropriado de interação no ambiente escolar.”

Publicidade

Na live que ocorre nesta sexta, a Escola Santa Cruz é a única representante da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE). Simone e duas alunas irão debater a temática. A transmissão fica disponível no canal do YouTube da TV Seduc RS. Também participam as escolas de Ensino Médio Luiza Quittó Busnello, de Gentil (7ª CRE), Ernesta Nunes, de Carazinho (39ª CRE), e Augusto Simões Lopes, de Pelotas (5ª CRE).

LEIA TAMBÉM: Violência contra mulheres cresce em 20% das cidades durante a pandemia

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.