Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

tentativa de extorsão

VÍDEO: empresário de Santa Cruz é vítima do “golpe da facção”

https://www.gaz.com.br/uploads/2024/10/WhatsApp-Video-2024-10-04-at-13.10.19.mp4

Sebasthian Pereira, empresário do setor de transportes em Santa Cruz do Sul, foi vítima nesta semana do chamado “golpe da facção”. Em contatos por telefone, pessoas se passaram por integrantes de uma facção criminosa e exigiram valores, em uma tentativa clara de extorsão. Um boletim de ocorrência foi registrado nessa quinta-feira, 3.

Em um vídeo enviado ao empresário, ao qual a equipe de reportagem do Portal Gaz teve acesso, os criminosos supostamente mostram uma arma e citam o nome da vítima. “Então Sebasthian, expliquei para o senhor e o senhor achou até que eu tava na cadeia. Assim, eu tô entrando aqui no carro com meus piá e tô passando o endereço da sua esposa, por ela ter desligado na minha cara. O senhor acha que eu tô brincando? Ou o senhor me chama agora e a gente resolve isso ou não tem o que fazer e vou levantar tudo pra cima”, diz um deles.

LEIA TAMBÉM: Juíza aceita denúncia do MP e autor confesso de assassinato de instrutor de autoescola vira réu

Publicidade

Sebasthian teme que outros empreendedores da região sejam alvo do golpe da facção. “Vai ter mais vítimas. Seja desse segmento, de transportes, ou de outro, vai ter mais vítimas”, relata o empresário. Há alguns anos, diversos casos da mesma tentativa de extorsão foram registrados no Vale do Rio Pardo. Segundo investigação da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), entre maio de 2021 e junho de 2022, 81 empresários foram vítimas desse golpe. Uma operação foi deflagrada pela Polícia Civil em julho de 2022 contra um grupo criminoso que estava por trás dessa prática.

Na abordagem, os golpistas se identificavam como integrantes de facções criminosas, com atuação no Rio Grande do Sul e, por vezes, se utilizavam de nomes e de apelidos de supostos líderes desse grupo. Em muitos casos, ameaçavam a vida de comerciantes, dos funcionários e de clientes, além da promessa de causar danos aos estabelecimentos comerciais e outros locais relacionados às vítimas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile