Santa Cruz do Sul recebeu um evento musical na noite dessa quinta-feira, 7, no Colégio Mauá. O educandário acolheu cerca de 200 estudantes de música de diversas idades, vindos de cinco escolas da região central do Estado, na 40ª edição do Encontro de Conjuntos Instrumentais da Rede Sinodal de Educação (Encore). As atividades para os estudantes começaram ainda à tarde, com ensaio geral e ensaios individuais das escolas. As apresentações para o público ocorreram à noite, no teatro e no pátio do colégio.
Segundo a coordenadora do encontro em Santa Cruz e professora de música dos terceiros e quartos anos do Colégio Mauá, Gislaine Thomas Guedes da Luz, o encontro oportuniza a integração dos estudantes de música das escolas da Rede Sinodal. “Essa experiência de 200 alunos tocarem juntos é o mais legal. Estamos acostumados com 20 ou 30 na escola, mas 200 tocando até dar certo é uma grande experiência.”
LEIA TAMBÉM: Mauá recebe alunos da região para o 40º Encontro de Conjuntos Instrumentais
Publicidade
Gislaine lembra que a educação musical no Mauá ocorre desde o primeiro ano das crianças. “As aulas começam desde os bebês até o 5º ano, com aula específica de música. Depois ela entra na aula de Artes e volta a ser específica de música no 9º ano e no 1º do Ensino Médio. E nos departamentos temos coral infantil e o conjunto instrumental, que participa do Encore.” Os estudantes ainda têm a opção de frequentar aulas de instrumentos, com os professores da instituição, fora do período de aulas.
O músico e professor Roberto Kittel Pohlmann, do Colégio Mauá, estava empolgado na tarde dessa quinta, ainda durante a montagem do equipamento que iria auxiliar os 200 estudantes de música. “É a primeira vez que trabalho num evento dessa magnitude. São nove guitarristas e quatro baixistas, bateristas e percussionistas, mais 50 flautistas. E tem o regente. Isso propicia que essa garotada que está vendo possa, em um futuro próximo, ingressar nesse conjunto instrumental e fazer ele crescer cada vez mais. A música é essencial para o desenvolvimento psicomotor e de memória, e a música na escola é superimportante.”
LEIA MAIS: Colégio Mauá sedia o 40º Encore
Publicidade
O espetáculo marcou o retorno dos eventos musicais em conjunto entre os colégios da Rede Sinodal, após um longo período de restrições em razão da pandemia. Apesar disso, ainda foram tomadas precauções, pois o Encore é um encontro nacional que, nesta edição, foi regionalizado. O professor do Colégio Martin Luther, de Estrela, Cristiano Egon Leonhardt, chegou com a turma por volta das 14 horas ao Colégio Mauá e celebrou a possibilidade de novamente participar de uma integração entre os estudantes.
LEIA TAMBÉM: Circuito de Música Dandô volta ao Vale do Rio Pardo
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.