Uma investigação traçada em sigilo pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Cruz do Sul culminou nesta quarta-feira, 19, na operação que desmantelou uma propriedade rural de Vale do Sol0 usada como depósito de drogas por uma facção criminosa. Treze tijolos de maconha, além de cocaína, arma, munições e apetrechos para embalar os entorpecentes, foram apreendidos no local.
LEIA MAIS: FOTOS: Draco apreende maconha e cocaína em propriedade rural
O sítio fica em em uma estrada vicinal às margens da RSC-287, na localidade de Faxinal de Dentro, interior do município. Conforme o delegado Marcelo Chiara Teixeira, que chefia a Draco e coordenou a operação, um mandado de busca e apreensão foi representado nos últimos dias à Comarca de Vera Cruz, que responde pelos processos de Vale do Sol. Em vista das evidências apuradas na investigação, a juíza Fernanda Rezende Spenner autorizou a ordem judicial no local, que foi cumprida nessa quarta-feira.
Publicidade
“Nossa equipe obteve êxito em levantar o local que estava servindo de depósito de drogas para um grupo criminoso que comanda o tráfico aqui na região do Vale do Rio Pardo. Representamos pelo mandado e, na tarde desta quarta, localizamos essas quantidades expressivas de maconha e cocaína, além dos outros itens”, comentou Marcelo Chiara.
Ao todo, foram apreendidos 10,6 quilos de maconha acondicionados em sacos plásticos, 1,5 quilo de cocaína escama de peixe – com maior grau de pureza –, balanças de precisão, facas, materiais usados para embalar os entorpecentes, uma espingarda adaptada para uso de munição calibre 22, cerca de R$ 700,00 em dinheiro e 48 munições dos calibres 22, 32 e 38.
Parte das drogas apreendidas estava dentro da residência. Já os tijolos de maconha e a maior quantidade da cocaína se encontravam no pátio, próximo a um galpão. Os sacos plásticos onde os entorpecentes estavam acondicionados chamaram a atenção dos investigadores. Números escritos à mão em papéis colados nas embalagens mostravam pesos que variavam de 10 a 12 quilos em cada saco plástico, representando quantidade bem maior do que foi apreendido.
Publicidade
LEIA MAIS: VÍDEO: propriedade em Vale do Sol era depósito de drogas para facção criminosa
“Essas embalagens mostrando esses pesos são indicativos de que o local servia para depósito de mais drogas nos últimos tempos”, comentou o delegado Marcelo. Ainda de acordo com o responsável pela Draco, os entorpecentes que estavam no sítio serviam para abastecer bocas de fumo de toda a região, sobretudo em Santa Cruz do Sul. Não houve prisão em flagrante durante a operação, pois a pessoa investigada – que não teve gênero, idade ou nome divulgados pela Draco – não estava no local.
Essa pessoa, que não tinha antecedentes policiais, será responsabilizada pelos crimes de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Um idoso e um adolescente que, segundo a Draco, eram familiares do investigado, não tinham envolvimento no fato e foram conduzidos à delegacia para prestar depoimento, sendo depois liberados. Seu nomes e idades também não foram divulgados. Os detalhes do caso vão ser apurados em um inquérito aberto pela Draco.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE POLÍCIA NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade