O projeto que cria cotas raciais em concursos da Prefeitura de Santa Cruz do Sul foi aprovado em clima tenso na noite desta segunda-feira, 22. Antes da votação, houve confusão na Câmara e um grupo ligado ao Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (Compir), que defende as cotas raciais, se manifestou durante pronunciamentos de vereadores contrários ao projeto.
Os vereadores Mathias Bertram (PTB), Carlão Smidt (PTB) e Hildo Ney Caspary (PP) votaram contra a proposta. Houve abstenção de Alex Knak (MDB), Paulinho Lersch (PT), Edmar Hermany (PP) e Alceu Crestani (PSDB).
De autoria do Executivo, o projeto prevê que 20% das vagas em concursos públicos da Prefeitura sejam destinadas a pessoas negras, pelos próximos dez anos. Com a aprovação, os vereadores derrubaram os substitutivos apresentados por Caspary, que previam cotas sociais.
Publicidade
Para o presidente do Compir, Moa Fanfa, a decisão desta segunda-feira foi uma vitória “da resistência e da persistência”. “Falo como ativista. Não foi contra um vereador em si. Foi contra um pensamento político de exclusão”, disse em entrevista à Rádio Gazeta.
Assista ao vídeo da confusão:
Publicidade
This website uses cookies.