Grupo realiza manifestação pelo impeachment de Bolsonaro em Santa Cruz

Um grupo de manifestantes tomou as ruas do Centro de Santa Cruz do Sul em protesto contra o governo do presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido) na tarde deste sábado, 3. Manifestações também foram registradas em diversas capitais brasileiras como Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro, entre outras. O ato acontece um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar a abertura de inquérito para apurar a conduta do presidente no caso da negociação para a aquisição da vacina Covaxin, alvo de CPI no Senado.

Em Santa Cruz do Sul, os manifestantes se organizaram desde as 15 horas, saindo da frente do Palacinho da prefeitura municipal, passando pelas ruas Tenente Coronel Brito, Senador Pinheiro Machado, indo até a Marechal Floriano, por onde retornaram para a frente da Praça da Bandeira por volta das 16 horas.

O cientista político João Pedro Schmidt, que estava na manifestação, acredita que a movimentação popular será importante para a votação do impeachment do presidente Jair Bolsonaro. A decisão de colocar o impedimento do presidente em pauta cabe ao presidente da Câmara dos Deputados, Atrhur Lira (PP). Para Schmidt, a manifestação deste sábado é fruto da má gestão do governo frente à pandemia do coronavírus, alimentada pelas acusações de corrupção na compra de vacinas, exposta na CPI.

Publicidade

LEIA MAIS: FOTOS: movimento Fora Bolsonaro cobra vacinação imediata e gratuita da população

“Não tem a ver apenas com negacionismo, tem a ver com denúncias muito séria de corrupção. Esse combustível, o elemento da corrupção, que vem há algumas décadas já incendiando mobilizações populares, está de novo colocando este movimento de agora num patamar crescente. Acredito que as mobilizações serão crescentes daqui pra frente, e a possibilidade de impeachment está colocada num patamar maior do que há dois ou três meses atrás”, comentou.

Morador de Santa Cruz do Sul, o aposentado José Luiz, estava na manifestação na tarde deste sábado, lamentando a morte de uma cunhada, que faleceu recentemente por Covid. O homem, de 65 anos, que preferiu não dar seu sobrenome, acredita que o presidente deve ser retirado da presidência. “Essa manifestação é uma necessidade, pois a democracia está em perigo. Tem que fazer manifestação pra mostrar que é o povo que manda, não o presidente sozinho que vai mandar no país. A corrupção embaixo do pano que está sendo mostrada. O homem disse que não era corrupto e é o maior corrupto do país hoje”.

Publicidade

O protesto em Santa Cruz do Sul foi organizado por integrantes de partidos políticos e centrais sociais e sindicais. Segundo o presidente do Partido dos Trabalhadores em Santa Cruz do Sul, Frederico de Barros Silva, a pauta do impeachment do presidente seguirá em evidência nas manifestações populares. “A participação da sociedade foi fundamental para a gente construir um ato que mostra o desejo das pessoas de mudança. Avalio como algo positivo. Assim como outras cidades, estamos fazendo o necessário, nos manifestando e buscando construir o impeachment, colocando pessoas na rua”. A manifestação foi acompanhada pela Guarda Civil Municipal.

LEIA TAMBÉM: Ministra do STF abre inquérito para investigar Bolsonaro no caso Covaxin

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.