A antiga chaminé da Souza Cruz, marco da industrialização de Santa Cruz do Sul, deve ter a demolição concluída na primeira quinzena de setembro. A previsão, informada para a reportagem da Rádio Gazeta, é do responsável pela empresa Demolição, Reni Oleques, que foi contratada para o serviço. “Estamos na fase final, terminando toda a retirada de tijolos em até dez dias”, projetou.
LEIA MAIS: VÍDEO: após autorização, começa a demolição da antiga chaminé da Souza Cruz
Ainda de acordo com Reni, além da deterioração da base, a equipe que atua na demolição constatou, na parte alta da chaminé, fissuras de cinco centímetros de espessura.
Publicidade
O serviço começou no dia 5 de agosto, sendo motivo de debate entre os santa-cruzense em função do valor histórico da construção. O pedido para a derrubada da estrutura havia sido protocolado no dia 2 de setembro do ano passado pela proprietária do terreno onde fica a chaminé.
LEIA MAIS: Memória: chaminé da Souza Cruz foi um dos símbolos do progresso de Santa Cruz
Localizada em uma área entre a Avenida Paul Harris e as ruas Ernesto Alves e Belo Horizonte, a chaminé é uma construção remanescente do complexo fabril da antiga Companhia Brasileira de Fumo em Folha (CBFF), ligada à British American Tobacco (BAT) e que mais tarde se tornou Souza Cruz – hoje, BAT Brasil.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade