Em combate aos crimes de tráfico de drogas e assaltos, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) deflagrou uma ação na tarde desta segunda-feira, 30, em Santa Cruz do Sul. Por volta das 16 horas, os agentes da especializada, coordenados pelo delegado regional Luciano Menezes, cumpriram mandado de busca e apreensão em um prédio residencial, na Rua Gaspar Silveira Martins, nas imediações da esquina com a Rua Thomaz Flores, no Centro.
Os policiais haviam apurado que em um dos apartamentos poderia estar sendo realizada a comercialização de entorpecentes. “Descobrimos que um indivíduo usando tornozeleira, condenado por assalto, estaria morando ali com a finalidade de traficar drogas. Cumprimos um mandado neste local nesta segunda-feira, o prendemos e apreendemos diversos materiais, desde balanças de precisão, até uma grande quantidade de dinheiro para um cara que não trabalha e realiza o tráfico”, comentou Menezes.
LEIA TAMBÉM: Ministério Público do Trabalho em Santa Cruz tem aumento de denúncias
Publicidade
A Draco representou à Justiça por um mandado de busca e apreensão no imóvel, que foi autorizado pelo juiz Assis Leandro Machado, titular da 2ª Vara Criminal. Segundo o delegado regional, toda a contabilidade da venda dos entorpecentes estava em um caderno de anotações, que também foi apreendido. “Encontramos ainda duas armas, uma roubada e outra com numeração raspada”, complementou. Ainda foram apreendidos no apartamento dezenas de munições calibre 38 e 357, mais de R$ 2 mil em notas e moedas, fita adesiva e papel laminado.
Operação Pulso Forte
A ação da Draco nesta segunda-feira integra a chamada Operação Pulso Forte, deflagrada em todo o Estado pelas forças se segurança, com o objetivo de realizar cumprimento de mandados de busca e apreensão e ações de vigilância e monitoramento para subsidiar futuras representações judiciais, além da captura de foragidos. “A Polícia Civil do Rio Grande do Sul está na rua derrubando todo mundo. É uma das diretrizes do novo chefe, que chegou metendo o pé na porta”, afirmou o delegado regional Luciano Menezes, se referindo ao novo chefe da polícia do Estado, delegado Fernando Antônio Oliveira Sodré, de 58 anos, empossado na última quarta-feira, 25, pelo governador Eduardo Leite.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Mulher tem 80% do corpo queimado após casa pegar fogo em Vera Cruz
Revólver apreendido havia sido roubado em outubro
Uma das armas apreendidas nesta segunda-feira pela Draco é um revólver cromado, calibre 357, da marca Taurus, que havia sido roubado em um assalto no dia 1º de outubro do ano passado, em uma propriedade rural de Rio Pardinho pertencente a um homem de 35 anos, que é atirador profissional, o chamado CAC (sigla para Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador). “O preso desta segunda é o receptador do revólver roubado”, explicou Menezes.
Conforme a Draco, os dois autores do assalto ocorrido há quatro meses também já foram presos. A arma apreendida será restituída ao proprietário. O outro revólver que foi pego na posse do alvo da Draco tinha calibre 38, era preto, com numeração raspada. No apartamento da Gaspar Silveira Martins ainda estavam a namorada do rapaz de tornozeleira e mais um amigo dele, de Cachoeira do Sul.
Publicidade
RELEMBRE: Assaltante é liberado mesmo após a vítima reconhecê-lo como autor de roubo
Ambos foram levados para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para serem ouvidos e depois foram liberados. O preso tem 24 anos, é natural de Santa Cruz do Sul, e foi conduzido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Vai responder por posse irregular de duas armas de fogo e receptação. Os nomes dos envolvidos não foram revelados pelas autoridades policiais.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!