Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Abastecimento

VÍDEO: Corsan perfura poços para lutar contra falta d’água em Santa Cruz

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) de Santa Cruz do Sul trabalha nesta sexta-feira, 15, para tentar minimizar os problemas de falta d’água no município. Como plano para terminar com o desabastecimento, devem ser perfurados até cinco poços. Destes, quatro já tiveram os trabalhos encaminhados. Dois ficam na Zona Norte de Santa Cruz, nas proximidades do aeroporto, e outros dois na Zona Sul. O quinto poço previsto ainda deve ser avaliado, pois a perfuração desses quatro já resultou em uma boa vazão. Conforme o geólogo da Corsan, Lucas Motta, são 65 mil litros por hora. 

Com a chegada das altas temperaturas, a perfuração de poços promete ajudar no abastecimento dos bairros mais altos do município – onde, geralmente, é necessário ter maior pressão para que a água chegue. A dificuldade acontece quando há um consumo muito alto, algo característico da primavera e do verão. Segundo Motta, ainda há trabalhos para fazer. “Por hora, talvez continuem os problemas. Ainda teremos que realizar o teste de vazão do poço e a análise físico-química da água, conforme nos manda a legislação”, explica. 

De acordo com o geólogo, depois de todo esse processo deve ser montada uma casa onde ficará o quadro de força de energia elétrica, os dosadores de cloro e flúor, além da bomba submersa, equipamento responsável pela extração da água. “Não tenho como dar uma previsão exata, devido aos vários departamentos envolvidos. Mas asseguro que a Corsan está bem empenhada em virar esta página de problemas em Santa Cruz”. Assista ao vídeo da perfuração feita na manhã desta sexta-feira no Bairro Aliança: 

Publicidade

 

 

Publicidade

No vídeo, há uma espuma na água. Conforme Motta, ela foi gerada devido a um produto usado para aumentar a densidade e ajudar a retirar o material da perfuração de dentro do poço. “É um produto desenvolvido especificamente para a perfuração de poços e é biodegradável”, finaliza.

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.