Uma das grandes tendências do momento, o turismo rural está em franco crescimento no Vale do Rio Pardo, com um número cada vez maior de empreendimentos e também de visitantes. A convite do Sicredi Vale do Rio Pardo, a imprensa regional conheceu nessa quinta-feira, 14, dois estabelecimentos localizados no interior de Venâncio Aires e Vera Cruz. Ambos são beneficiados pelo Qualifica Turismo, um programa de consultoria que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de novos negócios nessa área.
A primeira parada, ainda na manhã dessa quinta-feira, foi na Casa Paulina, um espaço de eventos situado em Linha Olavo Bilac, a 12 quilômetros do centro de Venâncio Aires. A propriedade pertence à família Meurer há quase um século e foi o local de nascimento e criação de todos os filhos do casal Algunda e Berthold Meurer. Após a morte deles, os filhos decidiram pela venda de tudo, mas as propostas não agradaram e o filho Lauri acabou adquirindo a casa e demais estruturas adjacentes.
LEIA TAMBÉM: Caminhos Rurais terá a terceira edição neste sábado
Publicidade
Na sequência, foi executado um amplo trabalho de reforma da estrutura e restauro de móveis e utensílios domésticos, mas ainda sem intenções comerciais ou turísticas. “As pessoas vinham aqui visitar e diziam que tal item existia também nas casas dos seus avós, mas nada foi preservado”, conta Lauri. Quando veio a ideia de abrir o negócio e escolher um nome, essa percepção foi compartilhada com a agência responsável e então surgiu a proposta de Casa Paulina, que era a avó de Lauri.
“Depois disso pensamos em abrir como um espaço de eventos, para que as pessoas possam vir até aqui e ver tudo o que está preservado.” Além do salão e cozinha, os visitantes podem conhecer os demais cômodos da casa e objetos antigos, como camas, guarda-roupas, ferro de brasa, relógio de parede, rádio de transistor, louças e muito mais. Além disso, o paiol guarda inúmeras ferramentas utilizadas no trabalho diário de uma propriedade rural e há, até mesmo, um engenho de cana movido a bois.
LEIA TAMBÉM: Roteiro mostra a força do turismo rural em Santa Cruz
Publicidade
No momento, a Casa Paulina funciona somente como espaço de eventos mediante locação, mas existem planos para novos serviços no futuro. Interessados em conhecer o lugar devem agendar previamente pelo telefone (51) 99895 1312 ou por meio das redes sociais. Para chegar, a partir do centro de Venâncio Aires, o motorista deve trafegar pela RSC-422 até a estrada de Linha Harmonia e depois seguir em direção a Linha Olavo Bilac, em um trajeto que dura aproximadamente 20 minutos.
A história do Refúgio da Figueira, localizado em Linha Dona Josefa, no interior de Vera Cruz, não é familiar por herança, mas sim na condução do negócio. Depois de um problema de saúde, a arquiteta Eveline Schmitt e o marido, Daniel Beuren, decidiram adquirir a propriedade para viver com mais tranquilidade. Após um ano, para comemorar a recuperação e diante das habilidades culinárias da família, em meados de 2022 eles decidiram empreender e abriram um restaurante que funciona somente algumas vezes por mês. “No início a ideia era abrir duas noites por mês, porque temos outros empregos e aqui seria o terceiro turno.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Agricultoras de Passo do Sobrado fazem visita à Rota do Chimarrão
Com o tempo e a demanda, fomos aumentando e hoje varia de oito a dez noites”, conta Beuren. As datas são anunciadas com antecedência nas redes sociais e costumam ser sextas-feiras e sábados à noite, bem como vésperas de feriados. Em função da grande procura, é possível reservar também em algumas quintas-feiras. O cardápio é único para cada dia e varia entre pizza artesanal à moda italiana e sequência de fondue salgado e doce. “Começamos com apenas um forno que assava uma pizza por vez. O retorno dos nossos clientes, claro, dizia muito sobre a demora nos pedidos, então decidimos ampliar”, conta Eveline.
Com o apoio do Sicredi VRP, a empresa adquiriu um forno de dimensões adequadas e ampliou a cozinha, que também possuía espaço insuficiente para o número de funcionários. Com o fim do inverno se aproximando, eles já pensam em novidades para o verão, como o costelão aos domingos e outras possibilidades.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Cristo Acolhedor recebe participantes de caminhada dando início a um novo caminho peregrino
Daniel Beuren entende que enquanto empreendimento de turismo rural e gastronômico, não basta ter somente uma vista bonita e uma comida tradicional, é preciso oferecer uma experiência diferenciada aos clientes. “Quem vem de Vera Cruz, Santa Cruz ou outros municípios aqui da região quer experimentar algo especial, único, e é isso que nós procuramos fazer.” Para chegar ao Refúgio da Figueira basta se deslocar até o quilômetro 113 da RSC-287, em Vera Cruz, e seguir pela estrada de Linha Cipriano de Oliveira e Linha Dona Josefa. As diversas placas informativas ao longo da via auxiliam na localização dos visitantes.
Junto com o grupo de jornalistas, participou das visitas o vice-presidente do Sicredi VRP, Coraldino da Silveira. “O investimento na zona rural tem tudo a ver com as raízes da nossa cooperativa, que começou apoiando os pequenos produtores e depois partiu para a área urbana”, ressalta. Além do Sicredi VRP, são parceiros do Qualifica Turismo a Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). No Vale do Rio Pardo e Centro-Serra, 40 empreendimentos estão recebendo consultoria atualmente.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.