O 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) – Regimento Gomes Carneiro realizou, na noite dessa quinta-feira, 11, a passagem de comando. Diante do efetivo de 771 militares, o tenente-coronel Marcelo Soares ficou de frente ao tenente-coronel Orlando Mattos Sparta de Souza. E, com as espadas empunhadas, oficializaram a troca.
O Exército Brasileiro renova o comando de suas unidades a cada dois anos. Dessa maneira, Sparta vai ser o responsável pela corporação até 2026. Nesse período, pretende reforçar ainda mais a integração entre o 7º BIB e a comunidade santa-cruzense. “É um batalhão tradicional do Exército Brasileiro e tem um nome a ser zelado”, afirmou o novo comandante.
LEIA TAMBÉM: 7º BIB forma nova turma de Aspirantes a Oficial da reserva
Publicidade
Destacou também que, desde 2020, o regimento passou a integrar a Força de Prontidão (Forpron) do Comando Militar do Sul. Assim, mantém há dois anos efetivo de uma subunidade blindada em prontidão, para atuar de maneira ágil às situações de defesa externa e para garantia da lei e da ordem. “Vamos manter a qualidade do profissional para poder, em qualquer eventualidade, estar em condições de ser empregado em defesa da Pátria.”
Tradicionalmente, a solenidade de boas-vindas aos novos comandantes ocorre pela manhã, mas em virtude do calor, o 7º BIB optou pelo ato à noite.
LEIA TAMBÉM: Veja vídeo de ação aérea da polícia contra quadrilha em Encruzilhada do Sul
Publicidade
Atuação no Rio de Janeiro e em Foz do Iguaçu
Orlando Mattos Sparta de Souza nasceu em 22 de fevereiro de 1979, em Santo Ângelo, município da região missioneira do Rio Grande do Sul. Entrou para o Exército em fevereiro de 1996. Entre as funções realizadas durante mais de duas décadas de carreira militar, comandou companhias de fuzileiros do 34º Batalhão de Infantaria Motorizada, em Foz do Iguaçu (PR), e a Companhia de Comando da Brigada de Infantaria Paraquedista, no Rio de Janeiro (RJ).
Nesse período, também recebeu diversas condecorações. Entre elas, a Medalha Militar de Prata, a Medalha Marechal Trompowsky de Bronze, a Medalha Marechal Osório – O Legendário, o Distintivo Comando Prateado e o Distintivo da Escola de Infantaria dos Estados Unidos.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Comarca de Santa Cruz destina quase R$ 400 mil a projetos sociais
Agora, chegou a vez de Sparta liderar o 7º Batalhão de Infantaria Blindado. “A responsabilidade de assumir o comando é muito grande. Trabalhamos ao longo de toda a carreira para esse momento. Depois de mais de 25 anos de serviço estou aqui, para poder fazer o melhor trabalho possível para o 7º BIB continuar sendo esse excelente batalhão.”
“Não perco o vínculo com Santa Cruz do Sul”
Publicidade
No comando da corporação desde 13 de janeiro de 2022, o tenente-coronel Marcelo Soares deixou o cargo na virada do ano. Anteriormente, já havia servido na unidade entre 2009 e 2010 e entre 2014 e 2016. “Pela terceira vez, atuei no 7º BIB porque sabia do valor e do potencial do batalhão e da importância que tem perante a sociedade santa-cruzense”, destacou.
LEIA TAMBÉM: Rio Grande do Sul tem menor número de crimes contra a vida desde 2010
Agora, assumirá a função de chefe do Estado-Maior da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, em Santa Maria. “Estou voltando para a minha cidade natal. Mas não perco o vínculo com Santa Cruz do Sul.” Em seu discurso de despedida, disse que a cerimônia marcou o término da maior missão que já recebeu em sua carreira. E leva consigo um profundo sentimento de gratidão pela tropa, por tê-la acompanhado durante a jornada. “Foi uma honra tê-los comandado”, concluiu.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.