Categories: Polícia

VÍDEO: como ficou o carro desmanchado por criminosos

As ameaças surgem geralmente pelo telefone. Depois do carro furtado, as vítimas são coagidas a pagarem resgate. A prática do sequestro, já comum em Santa Cruz do Sul, ganhou desde o início do ano um agravante: se o dinheiro não for entregue, os ladrões ameaçam “depenar” o carro e vender as peças.

O desmanche dos carros, no entanto, não é apenas a segunda opção dos criminosos. Mesmo quando recebem o resgate, muitas vezes eles retiram rodas e outras partes, garantindo um duplo prejuízo às vítimas — que pagam o valor extorquido e ainda recebem o carro depenado — e um estoque de peças para venda ilegal.

Com medo de perder definitivamente o carro, os proprietários acabam pagando e, de certa forma, favorecendo o aumento dos números de furtos no município. A nova forma de trabalho ilegal, com o desmanche dos carros, surgiu com a chegada de um novo grupo de criminosos no município, com a expertise de um mecânico, preso nesta manhã.

Publicidade

LEIA MAIS: Integrante de esquema de furtos de veículos é preso em Santa Cruz

O novo grupo foi alvo, na manhã desta sexta-feira, 26, de uma operação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Os agentes apreenderam, confirmando a prática, um veículo completamente destruído pelos criminosos. A apreensão aconteceu durante a Operação Caverna, que prendeu dois homens, por receptação e envolvimento em um esquema de furto de veículos.

De acordo com o delegado Marcelo Chiara Teixeira, a operação teve como foco o combate a furtos e receptação de veículos e crimes de extorsão das vítimas. As peças retiradas dos carros, geralmente pequenas, são vendidas posteriormente. O negócio ilegal mantém o lucro dos criminosos mesmo quando o resgate não é pago.

Publicidade

Nesta manhã, o carro que havia sido furtado há cerca de duas semanas na Rua Senador Pinheiro Machado foi localizado em uma casa no Loteamento Viver Bem, no Bairro Dona Carlota, totalmente desmanchado. Conforme a investigação, o proprietário da residência onde o carro foi encontrado estava retirando as peças desse veículo para colocar em outro carro.

Veja o vídeo:

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.