O projeto de Cinoterapia do Hospital Santa Cruz (HSC) foi retomado nesta sexta-feira, 25, após uma pausa que começou desde o início da pandemia, em 2020. A Cinoterapia ou Terapia Facilitada por Cães (TFC) é uma atividade que utiliza o cão como facilitador no processo terapêutico. O projeto tem o objetivo de incentivar e tratar o lado psicológico dos pacientes da casa de saúde.
Quem visitou o hospital nessa sexta foi a bombeira Safira, cachorra da raça labrador do Corpo de Bombeiros Militar do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, de Santa Cruz do Sul. Conforme o enfermeiro Anderson Barreto de Moraes, que organiza a ação no HSC, o projeto começou pela ala de pediatria.
LEIA TAMBÉM: Cachorra Lana anima os corredores do Hospital Santa Cruz
Publicidade
“Vimos que as crianças estavam naquele ambiente estressante, e com a vinda de um cão elas conseguiram se alegrar um pouco. A gente fazia a visita de 15 em 15 dias com esse objetivo de estar proporcionando um momento descontraído, no qual as crianças possam se aproximar do cão e também para que elas possam melhorar e ficar bem”, conta.
Entretanto, com o sucesso, o projeto de Cinoterapia foi expandido também para os outros pacientes. “Não estamos fazendo somente na pediatria, vimos que é muito bom para os adultos porque muitas vezes ficam dias internados e muitos estão longe dos seus pets. No hospital, conseguem ter essa aproximação com o cão.” Além disso, agora as equipes do HSC também fazem parte do projeto. “Ampliamos para os funcionários assistenciais e administrativos porque também estamos em um ambiente estressante e vimos que o cão traz esse benefício para alegrar, de alguma forma, esse lugar”, finaliza.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.