Dezenas de moradores do Vale do Rio Pardo entraram em contato com a Rádio Gazeta e com o Portal Gaz relatando uma luz forte registrada no céu. O fenômeno ocorreu entre a noite dessa quinta e a madrugada desta sexta-feira. A bola de fogo, com forte intensidade, também foi vista em diversos pontos do Rio Grande do Sul.
A situação foi capturada pelas câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung, que fica em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O professor Carlos Fernando Jung, diretor do local, esclarece que esse acontecimento é resultado da reentrada na atmosfera terrestre de um fragmento de um foguete russo. O material em questão fazia parte do foguete Soyus SL-4 R/B, lançado no Cazaquistão, neste mês de agosto.
LEIA TAMBÉM: Nasa usará ciência para estudar fenômenos anômalos não identificados
Publicidade
O especialista revela que a trajetória começou do Uruguai, passando pelo território brasileiro em direção ao Norte. De acordo com os registros do observatório, o fragmento entrou na atmosfera às 23h39min53s e permaneceu visível por mais de um minuto. Diversas pessoas relataram ter avistado a luz intensa no céu em municípios como Santa Cruz, Venâncio Aires, Vera Cruz, Rio Pardo, Candelária e Sinimbu. Ainda não se tem informações precisas sobre onde exatamente o fragmento caiu. Carlos Jung explica que, quando esses fragmentos entram na atmosfera, são submetidos a altas temperaturas que causam a desintegração gradual do material. Entretanto, ele alerta para o potencial perigoso desse tipo de evento.
Alguns restos desses foguetes, conhecidos como lixo espacial, podem resistir à queima e chegar ao solo em pedaços. O professor também esclarece que, muitas vezes, missões deixam partes para trás no espaço e que esses materiais podem, eventualmente, retornar à Terra. Apesar disso, a grande maioria acaba destruída durante a passagem pela atmosfera.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!