Existem algumas combinações que parecem perfeitas. É o caso do queijo e goiabada, fazendo o Romeu e Julieta; a salada de maionese e o churrasco, dando peso ao almoço de domingo dos gaúchos; cinema e pipoca. Não faltam exemplos e um deles terá grande destaque, a Copa do Mundo.
Futebol e bar combinam perfeitamente. Torcer pelo time do coração, na companhia de amigos e familiares, é o ápice da animação. Ganha ainda mais significado se for acompanhado de uma comida de boteco com bebida gelada. Se você prefere um ambiente mais intimista, com público mais restrito, a sala de casa é opção.
LEIA MAIS: GAZtronomia: torcida pelo Brasil será saborosa
Publicidade
Desafiada, a chef Cátia Leal, do Curso Gastronomia da Escola Senac Santa Cruz do Sul, apresenta receita rápida, que pode dar aquele ânimo, especialmente durante os jogos da Seleção Brasileira de Futebol. E, se você é dono de estabelecimento comercial, também serve como opção para inserir no cardápio, porque apresenta um bom custo-benefício.
Algumas questões devem ser levadas em consideração. O empanado é feito com uma massa mole, que leva água gelada para que consiga uma boa textura. Se quiser algo ainda mais aerado, é possível utilizar água com gás.
Em relação às batatas, nada de mimimi, pode manter com casca, aos moldes da batata rústica. É preciso também garantir que os “gomos” estejam bem secos, antes de colocar na massa, para evitar problemas com o óleo quente. Além disso, batata sequinha dá mais crocância. Elas devem ser de tamanho médio, podendo ser partidas em oito pedaços. Quatro unidades servem entre três e quatro pessoas.
Publicidade
A maionese sugerida pela chef é de tonalidade verde, resultado do uso de cebolinha, e não tem ovo entre seus ingredientes. Fica com sabor bem acentuado de alho. Se não for do agrado da turma, sem problema. É possível fazer substituições, ou mesmo aderir à receita tradicional.
LEIA TAMBÉM: O fenômeno das oficinas de gastronomia na Oktober
Provamos
Fazer happy hour com amigos é excelente, sobretudo quando se aproxima o verão, a noite chega mais tarde e as opções são variadas. Ao chegar no bar, além da cerveja ou chope, há sempre alguém que dá a ideia de um petisco. A batata-frita é quase uma unanimidade. Ela vinha solita, com sal, e sequinha – nos moldes daquele grande fast food multinacional. As opções têm sido ampliadas. Ganhou parceria do queijo, do bacon e de outros temperos especiais. Além, é claro, de aparecer com casca, no modo rústico.
Publicidade
Acompanhar uma partida de futebol com amigos, na mesa de um boteco ou em casa, é excelente pedida. Mas não basta só emoção e torcida. Tem que ter algo para comer.
É aí que a rainha batata entra em cena. Fazer com que ela fique crocante e sequinha é uma dificuldade. Eis que surge a dica da chef Cátia Leal: batata empanada. Não precisa esperar ficar pronta para saber que se trata de uma delícia. Enquanto está preparando, os aromas tomam conta do ambiente.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: aprenda a preparar um risoto de costela com moranga
Publicidade
Depois, a cada mordida é como se fosse a comemoração de mais um gol da Seleção Brasileira. Você sente o sabor da massa, com a excelente textura da batata e o tempero especial da maionese. Os acompanhamentos são de escolha da clientela. Quem quiser mais picante pode colocar aquela pimenta marota, mas aí é importante reforçar a quantidade de cerveja no refrigerador. Afinal, são 90 minutos de bola rolando, sem contar eventuais prorrogações e pênaltis.
A batata empanada em massa mole é gol de placa da chef. Não acumula muita gordura, é ideal se for consumida quentinha, e rende bastante. O custo é baixo e a satisfação é alta. Exagero? Só experimentando para saber.
RECEITA
Batata
Ingredientes: 4 batatas médias cortadas em gomos, sal (quanto baste), pimenta-do-reino (quanto baste) e páprica picante (quanto baste).
Publicidade
Modo de preparo: lave as batatas e corte em gomos – não retire a casca. Coloque as batatas em uma panela com água e sal. Deixe levantar fervura e desligue. Escorra as batatas e quebre a cocção em água gelada. Dessa forma você irá interromper o cozimento, deixando as batatas macias, mas tenras. Seque as batatas e tempere com páprica, pimenta e sal. Você também pode usar as especiarias que desejar, o intuito é temperar bem e, assim, ter um petisco bem condimentado. Empane as batatas na massa mole e leve para fritar em óleo quente.
LEIA TAMBÉM: O prato-rei no cardápio de Elizabeth II
Massa mole
Ingredientes: 250 gramas de farinha de trigo, 50 gramas de amido de milho, 2 claras de ovos, 15 ml de óleo, 250 ml de água gelada e 30 gramas de fermento químico.
Modo de preparo: peneirar a farinha com o amido de milho. Misturar a água e o óleo à farinha. Adicionar as claras e misturar bem e deixar a massa bem lisa. Deixar descansar por 20 minutos. Adicionar o fermento.
Maionese de leite
Ingredientes: 50 ml de leite integral, 1/2 dente de alho, cebolinha verde a gosto, óleo até dar ponto, sal (quanto baste), pimenta (quanto baste) e vinagre de álcool (quanto baste).
Modo de preparo: coloque o leite, o alho e a cebolinha, bata um pouco para desmanchar. Ainda batendo, vá adicionando óleo aos poucos até ficar cremoso. Tempere com sal, pimenta e vinagre de álcool.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!