Um lobo marinho foi encontrado por banhistas na praia de Cidreira, no Litoral Gaúcho na manhã deste sábado, 22. Em um vídeo que circula por grupos de WhatsApp, o animal parece debilitado e está deitado na areia, nas proximidades da divisa com Pinhal.
De acordo com informações do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) é comum a ocorrência de lobos-marinhos no litoral do Estado durante o inverno. Os animais são uriundos da Argentina e do Uruguai e muitos realizam a migração pela primeira vez e chegam cansados às praias do Rio Grande do Sul devido à distância percorrida.Na maioria das vezes, os animais ficam na areia descansando por até 48 horas antes de retornarem ao mar.
O Ceclimar também oferece orientações para quem localizar um dos animais:
Publicidade
- não importune o animal;
- mantenha distância de dez metros;
- não tente alimentá-lo;
- não tente colocá-lo na água;
- mantenha os animais domésticos à distância.
Segundo o órgão, é comum para a espécie uma taxa de mortalidade de até 20% no primeiro ano de vida. O estresse pelo contato com o ser humano e animais domésticos pode levar o lobo-marinho à morte, além de colocar em risco quem se aproxima, já que ele pode atacar como forma de defesa. Animais localizados no litoral gaúcho devem ser informados à Patrulha Ambiental (Patram) pelos números (51) 3661 4620 em Tramandaí, (51) 3665 3698 em Capão da Canoa e (51) 3626 4798 em Torres.
Publicidade
This website uses cookies.