“A reflexão de uma renovação dos nossos pensamentos para que a gente possa saber o que é realmente uma ‘pré-visão’ e uma ‘previsão'”. Foi essa frase que o babalorixá Pai Antônio de Ogum usou para se referir ao momento de avaliar e atualizar as previsões dadas pelos búzios no final de 2022 para o ano de 2023, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9. Ele conversou com a jornalista Maria Regina Eichenberg, no programa Estúdio Interativo, e comentou acertos e controvérsias em relação às expectativas para este ano.
Pai Antônio comentou sobre aquilo que havia sido dito no final do último ano e trouxe atualizações sobre como deve ser o segundo semestre. Porém, ele fez um aviso. “Não basta você acreditar numa previsão, você tem que fazer a sua previsão. Acredite naquilo que você é capaz. Não coloque nas mãos de um sacerdote aquilo que você pode fazer por você mesmo. ‘Ah, me disseram que ia melhorar’. Tudo pode melhorar quando você acreditar na sua força, na sua previsão de vida.”
RELEMBRE: Um novo ano para olhar o seu interior: o que esperar de 2023
Publicidade
Veja as previsões dos búzios
Futebol
Em relação ao esporte, o babalorixá diz que Grêmio, Internacional, Avenida e Santa Cruz estão em busca de vitórias, e a maior vitória é acreditar. No que toca a dupla Gre-Nal, Pai Antônio comenta que há a continuação tanto do Grêmio quanto do Internacional, que estão em assunção. “Eles vão conseguir chegar a seus objetivos”. Ele ressalta que, para o Tricolor, já tiveram e continuarão tendo grandes oportunidades de vitórias para este ano. Já para os Colorados, eles estão correndo por segundo, mas a positividade está concluída.
Em dezembro, a previsão dos búzios já indicava o Grêmio se saindo melhor do que o Internacional, que teria “tumultos, mas também acertos, que terão de ser feitos na própria diretoria”. Pai Antônio comenta que isso se confirma, e indica que o Tricolor estará sempre na frente durante o segundo semestre, enquanto o Colorado “vem caminhando”.
LEIA TAMBÉM: Renato Portaluppi reforça desejo de conduzir o Grêmio ao título do Brasileirão
Publicidade
Já para a dupla Ave-Cruz, na previsão inicial se via o Avenida na frente e o Santa Cruz começando bem, mas eventualmente sofrendo alguns desacertos. Hoje, o babalorixá ainda vê ambos os times indo bem. “Tenho a certeza de que ainda teremos boas vitórias”, comenta. Sobre o Galo, ele prevê que o time “vai trazer para nós algo muito especial”, e acredita que virá o acesso na Série A2 do Campeonato Gaúcho, mas com muita dificuldade.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz ressalta importância de não ‘baixar a guarda’ nos últimos dois jogos
Clima
No final do último ano, Pai Antônio via que teríamos “tempo de água e tempo de seca”. Para ele, o país inteiro vai continuar passando por esse momento de desequilíbrio, com o que ele chama de “quatro estações dentro de uma só”. Ele também acredita que haja alguma participação humana impactando o clima. Para o segundo semestre, o aviso é claro: “vai continuar tendo muita cheia em muitos lugares, muita tempestade de ventos, a terra vai ter movimento em alguns lugares”.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: El Niño deve trazer chuvas abundantes para o Rio Grande do Sul nos próximos meses
Sobre a agricultura, o babalorixá tinha visto que o setor passaria por alguma situação com águas em excesso, mas não ia parar e continuaria crescendo. No segundo semestre, o desequilíbrio continua, mas o tabaco continua sendo o carro-chefe.
Santa Cruz do Sul
Seguindo o que previam os búzios, Santa Cruz está em um caminho de acerto, e Pai Antônio tem a certeza de que teve grandes choques dentro desse acerto. Apesar de ainda estarem fazendo encaminhamentos, até o final do ano muitas coisas boas ainda virão, projeta o babalorixá. “Tenho a certeza de que Santa Cruz prospera para esse 2023 e para a chegada de 2024.”
Publicidade
Mesmo que considere cedo para ter uma previsão mais concreta, visto que não há nomes confirmados oficialmente, o religioso também já comentou um pouco sobre como devem ser as eleições municipais no próximo ano. “Algumas pessoas que já estão se reelegerão, e outras virão para que possa fazer o conjunto para 2024 e seguimento para 2025.” Pai Antônio ainda vê que algo se está projetando com pessoas que já passaram pelo Executivo municipal, e existe uma nova energia que “tá vindo aí para poder fazer um sacudimento, para fazer Santa Cruz sacudir para um novo começo político, isso está se cogitando.”
LEIA TAMBÉM: Partidos fazem planos para a disputa eleitoral do ano que vem em Santa Cruz; veja
Rio Grande do Sul
Já sobre o estado, que foi atingido por um ciclone em junho, Pai Antônio conta que o Governo buscará um acerto para que possa estar ajudando essas pessoas. Porém, ele alerta, isso precisará muito da força física e espiritual do governador para que possa continuar. O babalorixá vê que ainda vão acontecer situações bastante difíceis em nível de estado, e muitas cidades ainda passarão por temporais.
Publicidade
Ele também comenta sobre a previsão de acerto em questão de crescimento para o Rio Grande do Sul. Conforme o religioso, já tem novos projetos, e ainda virão novas chegadas e novas empresas de fora do país. Por fim, dá um alerta para o governador Eduardo Leite, que deverá ter cautela com a saúde de julho para a frente, visto que pode haver uma questão de estresse.
LEIA TAMBÉM: Após susto com a chuva, municípios da região retornam à normalidade
Brasil
E a nível de país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já teve algum estresse de saúde e isso deve continuar, conforme prevê Pai Antônio. Ele enxerga o governo tendo muitas energias de várias questões que podem entrar em choque. Lula deve continuar se protegendo, tanto no campo espiritual quanto no campo físico, para que possa dar continuidade ao trabalho, devendo tomar cuidado com atentados que já tenha passado.
Já em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro, após a inelegibilidade ter sido decretada pelo TSE na última semana, o babalorixá diz que esses processos devem continuar até realmente sanarem essa história. Ele ressalta que há energias negativas que vão continuar a afetar o ex-presidente e também a sua família.
Ao ser questionado sobre a chamada polarização política, Pai Antônio acredita que isso continua porque há uma energia muito forte e densa. “As pessoas ainda estão fomentando essa energia, enquanto essa energia for fomentada, ela tem a expansão de continuar. Seria interessante se as pessoas dessem uma acalmada, não brigassem pela política, e sim pelo acerto”. Sobre Lula e Bolsonaro, ele deseja que exista um pensamento de ambos em prol do país – e não para dividir o país.
LEIA MAIS: Polarização política na América Latina atinge os mais elevados níveis, com grande peso brasileiro
Mortes de celebridades
Pai Antônio já havia previsto que, assim como 2022, 2023 também teria celebridades indo embora. “Eu sei que foram muitas pessoas que partiram, mas vai continuar”. O babalorixá explica que é um barco que ainda está andando, fazendo uma busca desses seres humanos para o seu crescimento espiritual. Ele explica que a morte é o início de uma nova vida, e gostaria que fosse vista diferente. Comentando sobre Rita Lee, que faleceu em maio, o religioso a considerou um “ícone” que abriu um leque para que a mulher fosse vista no meio musical e diz que “outras Rita Lees nascerão ou já estão aí para que possam dar continuidade”.
*Colaborou a jornalista Maria Regina Eichenberg
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!