Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

OPERAÇÃO PONTO FINAL

VÍDEO: assaltantes presos em Santa Cruz tinham ligação com homem da Serra Gaúcha

Apontados como autores de assaltos que causaram terror a comunidades no interior do Vale do Rio Pardo, três homens foram presos nessa quarta-feira na chamada Operação Ponto Final, traçada em sigilo pela Polícia Civil de Vera Cruz. A ofensiva foi deflagrada em Santa Cruz do Sul, onde o bando reside, e contou com o apoio de agentes da Delegacia de Polícia (DP) de Rio Pardo, Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e 2ª DP.

Dois homens, de 25 e 29 anos, foram presos em um prédio residencial na Rua Gaspar Silveira Martins, no Centro. Outro rapaz, de 22, foi capturado na Rua Carlos Carvalho, no Bairro Progresso. Uma mulher, de 23, que é namorada do mais jovem, chegou a ser detida em uma residência na Avenida Deputado Euclydes Kliemann, no Bairro Esmeralda, mas foi liberada após prestar esclarecimentos.

LEIA MAIS: Assaltantes são presos em operação da Polícia Civil de Vera Cruz

Publicidade

Conforme a delegada Lisandra de Castro de Carvalho, que coordenou a operação e representou pelos mandados, o bando é suspeito de cometer um assalto no dia 15 de julho, em uma propriedade rural na localidade de Linha Tapera, interior de Vera Cruz. Na data, por volta do meio-dia, uma família estava almoçando quando criminosos armados com revólveres chegaram em dois carros, um Chevrolet Corsa vermelho e um Fiat Palio preto, invadiram a residência e exigiram dinheiro.

Eles roubaram uma arma de pressão; uma espingarda calibre 20 de dois canos, da marca Rossi; duas motosserras; cartões de banco; documentos; um relógio de ouro e R$ 3 mil em dinheiro. “A Polícia Civil vinha monitorando esses indivíduos. Quando tivemos o roubo em Vera Cruz, pelo modo de agir e violência desses suspeitos, conseguimos apurar a participação deles. Também identificamos conexões com outros crimes na região”, salientou Lisandra.

LEIA MAIS: Trio preso nesta terça também teria roubado famílias em outros municípios da região

Publicidade

No cumprimento dos mandados, foram apreendidos um revólver cromado calibre 38, munições, um simulacro (arma de fogo de brinquedo) de pistola, faca, joias e touca-ninja. “As vítimas reconheceram uma corrente de ouro apreendida, faca, dinheiro em euro e uma moeda de colecionador, de 2 mil réis”, complementou a delegada, salientando a importância das provas identificadas na operação.

Entre os bastidores, foram apuradas vinculações dos presos com um homem na região da Serra Gaúcha. “Neste fato ocorrido em Vera Cruz apuramos uma transferência via Pix ocorrida após o roubo, para um homem que atualmente está recolhido em uma penitenciária de Caxias do Sul. Queremos identificar essa relação e esclarecê-la”, finalizou a delegada Lisandra. Após registro da prisão, os três homens foram conduzidos ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Seus nomes foram mantidos em sigilo.

LEIA MAIS

Publicidade

Mesmo bando teria aterrorizado família no interior de Rio Pardo

Além do caso em Vera Cruz, um assalto em Rio Pardo, ocorrido na terça-feira da semana passada, tem os mesmos presos de ontem como suspeitos. Conforme o titular da DP de Rio Pardo, delegado Anderson Faturi, que atuou na Operação Ponto Final, o carro utilizado pelo trio, um Nissan March prata, foi identificado em imagens de câmeras de videomonitoramento.

“Conseguimos, durante os cumprimentos dos mandados, apreender esse veículo na casa de um dos suspeitos. O indivíduo tentou fugir da nossa equipe, mas foi detido dentro do carro”, explicou. O caso investigado na Cidade Histórica aconteceu na tarde do dia 1o, em uma propriedade rural que fica no Bairro Arroio das Pedras, nas proximidades da ERS-403. Um trio rendeu uma idosa e fugiu levando uma espingarda calibre 12 milímetros; uma espingarda calibre 20 milímetros cano duplo; uma espingarda calibre 28 e uma espingarda calibre 22 com ferrolho. Roubaram ainda três celulares, um tablet e R$ 1 mil em dinheiro. Antes de sair no carro usado no crime, trancaram a vítima em um quarto.

“Eles mantiveram as vítimas um período de tempo em cárcere, em constante ameaça, exigindo armas, dinheiro e objetos de valor. Vamos prosseguir com as investigações para comprovar as participações”, explicou Faturi.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.