Santa Cruz do Sul

VÍDEO: aprenda a preparar uma tradicional e deliciosa cuca

A cuca é uma iguaria de origem alemã que chegou ao Brasil com os imigrantes e se tornou uma das principais referências gastronômicas de Santa Cruz Sul; um cartão de visitas da cidade. Na Alemanha, ela é chamada de “streuselkuchen”, que significa “bolo de flocos”. Em alemão, a palavra “kuchen” é igual a bolo; “streusel” quer dizer granulado ou flocos, traduzindo “cuca de farofa”.

A tradicional receita é passada de mãe para filhos desde a chegada dos imigrantes alemães em 1849, com a intenção de perpetuar tal costume; além de manter a paixão pela iguaria, que está presente há muitos séculos nas mesas das famílias.

LEIA TAMBÉM: GAZtronomia: a cuca é a estrela de Santa Cruz do Sul

Publicidade

Na Linha São Martinho, interior de Santa Cruz do Sul, Jacinta Naue, de 67 anos, segue a tradição. Ela aprendeu com a mãe todos os “segredos” das tradicionais cucas alemãs. Produtora rural aposentada, Jacinta é casada com Enor José Naue, orientador agrícola em uma empresa do ramo do tabaco. Na propriedade, o casal, que conta ainda com a companhia de uma das filhas, Gisele Luiza Peise, 40 anos, do genro e de um neto, produz praticamente tudo que é consumido por eles.

Foto: Bruno Pedry

Para fazer as cucas, Jacinta faz questão de usar nos recheios frutas da estação que são produzidas ali. Além disso, outros ingredientes como ovos, leite e banha, também se encontram na propriedade. “É a melhor coisa. Sabemos que estamos usando ingredientes puros, cultivados de forma, praticamente, orgânica”, conta a produtora.

LEIA TAMBÉM: Projeto de lei prevê cuca como patrimônio histórico de Santa Cruz

Publicidade

A chef Cátia Leal quis conhecer de pertinho a cuca preparada pela dona Jacinta. “Meu desejo era aliar a tradição, que vem passando de geração em geração, ao processo de produção em uma escola de gastronomia”, declara. Para chegar até a produtora, Cátia contou com o apoio de Reinaldo Kucharski, extensionista rural social da Emater/RS-Ascar.

Confira a receita da cuca

Massa de Cuca

  • 400g de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento biológico
  • 1 colherinha de sal (cafezinho)
  • 1 ovo
  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • 3 colheres de sopa de banha de porco líquida
  • Leite morno até dar ponto na massa

Modo de preparo

Em uma bacia coloque a farinha, fermento, sal, ovo, açúcar, banha e o leite morno aos poucos até dar ponto na massa. Misture bem os ingredientes e bata a massa, pode ser com as mãos mesmo. A massa terá aspecto grudento.

Deixe a massa crescer na bacia até dobrar de volume, cobrindo com um pano, e mantenha em local sem ventilação. Disponha a massa na forma untada e enfarinhada, e polvilhe farinha sobre a massa para poder espalhar finamente em toda a forma. Deixe crescer por dois minutos. Adicione o recheio de sua preferência e cubra com o streusel.

Publicidade

LEIA MAIS: VÍDEO: chef santa-cruzense apresenta receita de cuca em festival nacional

Grupo de Mulheres Rurais

Jacinta Naue participa do Grupo de Mulheres Rurais Alegria de Renovar em São Martinho, que é assessorado pela Emater/RS-Ascar, que trabalha com atividades voltadas ao interesse das mulheres dessa comunidade. Entre elas estão oficinas culinárias de aproveitamento dos produtos na propriedade, reconhecimento e orientação sobre plantas bioativas, orientação e atividades em saúde, atividades de lazer e recreação, entre outras.

Além dessas atividades, a extensão rural proporciona a orientação ao acesso a políticas públicas para os agricultores, com objetivo de promover o desenvolvimento rural sustentável em benefício da sociedade e garantir a segurança e soberania alimentar com acesso a alimentos de qualidade.

Publicidade

LEIA MAIS: Melancia ‘de porco’ também é aproveitada na cozinha; veja receita de cuca da fruta

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.