Regional

VÍDEO: aprenda a preparar uma receita de carolina

Seu Jorge foi um dos tantos cantores que levaram o nome Carolina para a música brasileira. É claro que se referia a uma mulher, mas se estivesse falando da carolina preparada pela chef Cátia Leal e o aluno Pablo Henrique da Silva, não teria errado. “Carolina, preciso te encontrar; Carolina, me sinto muito só; Carolina, preciso te dizer; ô Carolina eu só quero amar você”, musicou. Amaria carolina, com letra minúscula, se provar.

Não foi a primeira vez que ela parou nas ondas do rádio. Luiz Gonzaga já disse: “Carolina foi pro samba, pra ‘dançá’ o xenhenhém; todo mundo é caidinho, pelo cheiro que ela tem”. O Pai do Forró parece conhecer a sobremesa carolina. O seu perfume invade a cozinha, desde a passagem pelo forno até receber farta quantidade de recheio – no caso, ganache de chocolate.

E se os olhos azuis mais conhecidos da MPB, Chico Buarque, não conseguiram explicar carolina em versos, difícil fica para a equipe de reportagem. Ele cantou: “Eu bem que avisei, vai acabar; de tudo lhe dei para aceitar. Mil versos cantei pra lhe agradar; agora, não sei como explicar”.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: aprenda a preparar um creme de moranga com pinhão

Fugindo do repertório musical e entrando na cozinha do curso de Gastronomia do Senac, em Santa Cruz do Sul, é possível entender que essa opção de sobremesa também pode ter variações, tanto em aplicações de seu recheio quanto nos acompanhamentos. “Pode ser saboreado após o almoço ou jantar, ou mesmo no café da tarde, em um lanche”, diz Cátia.

Para os mais audaciosos e que tenham paladar plural, há, inclusive, a chance de colocar um recheio salgado, com certo tom picante, dando sabor agridoce e ampliando as aplicações de carolina. Para a região, uma curiosidade. Sobre a pâte a choux (massa que forma um pão fofinho) é colocado craquelin (semelhante ao utilizado na cobertura de cucas).

Publicidade

A receita está disponível no caderno GAZtronomia da Gazeta do Sul deste fim de semana e no vídeo acima. Confira, no caderno, curiosidades sobre a receita e a opinião da reportagem sobre o preparo.

Receita de carolina

Ingredientes

  • 90 mililitros de água
  • 80 gramas de manteiga
  • 1 pitada de sal e outra de açúcar
  • 100 gramas de farinha de trigo
  • 4 ovos

Craquelin

  • 50 gramas de manteiga sem sal
  • 60 gramas de açúcar mascavo
  • 60 gramas de farinha de trigo

Modo de preparo

Pâte a choux: pré-aqueça o forno a 180 graus; ferva a água junto com a manteiga e as pitadas de sal e açúcar; jogue toda a farinha de uma vez na panela e fique mexendo até dar o ponto. Reserve até esfriar um pouco e adicione os ovos um a um. Transfira para um saco de confeiteiro e leve para a geladeira (aproximadamente 20 minutos). Enquanto isso, faça o craquelin.

Craquelin: misture a farinha, o açúcar e a manteiga até ficar homogêneo. Abra num silpat para ficar plano e leve para a geladeira (ou freezer) até endurecer. Depois, corte com uns arinhos no tamanho da choux. Reserve no freezer até o momento de usar.

Publicidade

Forno: faça o formatinho de bolinha com a pâte a choux numa assadeira coberta com silpat (ou papel manteiga) e coloque o craquelin por cima. Leve para assar.

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.