VÍDEO: aprenda a fazer uma rabanada festiva para as festas de fim de ano
Dezembro é uma época em que tradicionalmente acontecem muitas festas, entre elas formaturas, eventos para marcar mais um ano nas empresas, ceias de Natal e comemorações de Ano Novo. São momentos especiais em que amigos, colegas e famílias se reúnem para fazer um brinde à vida! E que tal surpreender oferecendo uma deliciosa rabanada?
A sobremesa que atravessa gerações e fronteiras
A rabanada é uma sobremesa tradicional que conquista corações em diversas partes do mundo, especialmente nas épocas festivas. Seus primeiros registros datam do século 15, em Portugal e na Espanha. A receita foi se espalhando e se transformando, mas o encanto por ela permanece até hoje e a variedade de nomes e formas de preparo só evidencia sua enorme popularidade.
No Brasil, como em Portugal, o doce é chamado de rabanada, onde também, em algumas regiões, é conhecido como fatia de parida. Na Espanha a rabanada se chama pan; na França, pain perdu; e nos Estados Unidos, french toast. Com tantos nomes e versões, o doce se reinventa, mas a base de pão, leite, ovos e açúcar permanece a mesma. O sabor da rabanada continua a ser sinônimo de afeto e tradição em várias culturas.
A chef Cátia Leal, do curso de Gastronomia da Escola Senac, de Santa Cruz do Sul, que está sempre criando novas receitas, também reinventou a rabanada e a receita ela apresenta aqui.
Ingredientes
Pão doce amanhecido cortado em fatias grossas (aproximadamente 2,5 centímetros de espessura)
1 litro de leite
6 gemas
Açúcar refinado
Raspas de limão siciliano
Essência ou extrato de baunilha
Manteiga
1 pote de 300g de nata
4 pêssegos amarelos
Frutas vermelhas (morango, mirtilo e amora)
Cerca de 20ml de vinho do porto (pode ser cachaça ou conhaque)
Comece preparando o Creme Inglês. Em uma panela, leve o leite para aquecer (não precisa ferver). Num bowl, coloque as seis gemas e 130 gramas de açúcar. Bata bem (tipo gemada) com o auxílio de um fuê. Depois de bem batido, adicione aos poucos conchadas do leite aquecido.
Misture delicadamente após cada conchada. Faça isso com cerca da metade do leite. Depois coloque essa mistura no restante do leite que ficou na panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre (essa etapa deve ser feita com o auxílio de uma espátula, pois assim é possível acompanhar o ponto ideal do creme, que é quando ele começa a ganhar um pouco mais de consistência. Lembrando que ele não ficará grosso, pois não vai amido na preparação). Depois de desligar, ponha de volta no bowl e acrescente as raspas de limão e baunilha a gosto. Deixe esfriar.
Enquanto o creme esfria, organize as frutas que acompanharão as rabanadas. Comece pelos pêssegos. Corte-os ao meio e retire o caroço (Dica: depois de cortado, gire delicadamente para separar as metades). Corte cada metade em dois gomos. Aqueça uma frigideira e coloque uma colher de chá de manteiga para derreter.
Distribua os pêssegos com a casca para cima e polvilhe com uma colher de sopa de açúcar para caramelizar. Depois vire cada um dos pedaços para caramelizar o outro lado. Para tanto, coloque mais um pouco de açúcar (de meia a uma colher de sopa). Finalize flambando com o vinho do porto. Já as frutas vermelhas devem ser higienizadas e secas com papel toalha.
Para preparar a rabanada, é preciso separar uma parte do creme para finalização. Use a outra parte para embeber bem cada fatia de pão. Coloque uma frigideira para aquecer com uma colher de sopa de manteiga (Dica: coloque ramos de alecrim ou menta frescos para saborizar a manteiga). Após bem banhadas no creme, doure cada lado das fatias cuidando para não queimar.
Montagem: num prato fundo coloque uma conchada do creme, duas fatias de rabanada e as frutas sobre elas. Regue com a calda de vinho do porto da preparação dos pêssegos. Finalize com nata batida até o ponto de chantilly e raspas de limão.
Confira o caderno Gaztronomia deste final de semana na íntegra
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsAppCLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta?Clique aquie faça agora!