Está atrás das grades o homem apontado como o autor da série de assaltos registrada em estabelecimentos comerciais de Santa Cruz do Sul ao longo dos últimos meses. Pedro Vanderlei dos Santos, vulgo “Fumaça”, de 36 anos, foi capturado na chamada Operação Smoke, deflagrada pela Brigada Militar (BM) na noite desta quinta-feira, 26.
Conforme o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), major Cristiano Cuozzo Marconatto, o Setor de Inteligência da BM apurou que pelo menos oito assaltos tiveram participação do criminoso. Dentre esses estão lojas do Centro, uma padaria e uma distribuidora.
LEIA TAMBÉM: Polícia monitora sequência de assaltos no comércio de Santa Cruz
Publicidade
“Nesta quinta, ele cometeu dois assaltos e uma tentativa de assalto. Iniciamos já na tarde o acompanhamento dele, quando pegou um táxi, foi até um residencial, depois foi em um carro de aplicativo para o interior. A partir daí, nossas guarnições, em buscas ininterruptas, o encontraram”, comentou Marconatto.
Fumaça estava escondido em um galpão utilizado na produção de tabaco, em uma propriedade rural abandonada na localidade de Capela dos Cunha, no interior do município. Ele tentou fugir, mas os PMs da Força Tática o prenderam por volta das 21h40. Com ele, foram encontrados objetos roubados de estabelecimentos nesta quinta-feira, incuindo um relógio, subtraído de uma relojoaria.
LEIA TAMBÉM: Bandido armado assalta relojoaria em Santa Cruz
Publicidade
O criminoso de 36 anos estava na condição de foragido, com um mandado de prisão preventiva em aberto. A ordem judicial havia sido assinada pela juíza Luciane Inês Morsch Glesse, da Vara De Execuções Criminais (VEC) Regional, no dia 23 de setembro. Roupas utilizadas por ele nos crimes foram identificadas no local do esconderijo e apreendidas pelos policiais.
“Esta foi uma prisão muito importante, num trabalho em conjunto do Setor de Inteligência, com apoio das guarnições de serviço e da Força Tática. Todos os nossos esforços estavam direcionados para dar fim a essa série de assaltos”, complementou o chefe de Inteligência do 23º BPM, capitão Rafael Carvalho Menezes.
LEIA TAMBÉM: Criminoso rende funcionária de loja no Centro e rouba dinheiro
Publicidade
Segundo o major Marconatto, somente no mês de agosto, Fumaça é suspeito da prática de cinco roubos. Suas ações foram visualizadas em imagens de câmeras de segurança nos delitos cometidos nesta quinta e em outros ao longo dos últimos meses. “Hoje foi a última atuação dele. Nós esperamos que a partir disso e de toda a carga de acusações que pesa sobre ele, que fique um bom tempo privado de liberdade, respondendo pelos crimes”, salientou o comandante do 23º BPM. Após registro da prisão na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), Fumaça foi conduzido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul.
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade