Vídeos

VÍDEO: aparecimento de larvas chama a atenção em diversos pontos de Santa Cruz

Vídeo: Anoar Greff

Nos últimos dias, diversos ouvintes relataram um fato inusitado em Santa Cruz: o aparecimento de bolos de larvas escuras. Elas são vistas, principalmente, em deslocamento por gramados e calçadas. O biólogo do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Andreas Köhler, revela que se tratam de larvas de vespas, também conhecidas como mata-porcos, bicho da chuva ou lagarta-preta, que se reproduzem durante os períodos chuvosos.

LEIA TAMBÉM: Biodiversidade de insetos no Brasil está em queda, mostra estudo

Segundo ele, o deslocamento em grupo é para evitar a ação de predadores, principalmente nos períodos de migração. O professor adianta que, embora não causem problemas a humanos, a eventual ingestão pode levar animais à morte, devido a uma toxina. “Sempre importante lavar as mãos quando em contato com estes animais, ou com qualquer larva em geral. Mas, normalmente, não existe problema com esse tipo de insetos”, adverte.

Publicidade

Ele também explica que a presença das larvas é bastante comum durante esta época do ano, visto que dentro de dois meses elas se tornam adultas com a chegada da primavera. Contudo, Köhler chama a atenção ao fato que os insetos apareceram mais cedo neste ano, visto que não houve muito frio nas últimas semanas.

LEIA TAMBÉM: Insetos semelhantes a ‘piolhos’ invadem Buenos Aires após recorde de calor

Os grupos de larvas podem ter entre seis e 200 indivíduos e todos são provenientes da mesma postura. Uma vespa fêmea pode colocar de 100 a 400 ovos. Quando as larvas eclodem, podem sair em um único grupo ou formar diversas aglomerações. Após se tornarem adultas, as vespas têm uma vida curta, de apenas 72 horas.

Publicidade

O nome popular mata-porcos se deve ao fato dessas larvas ficarem sob folhagens ou entre o pasto. Isso aumenta o risco para animais que se alimentam de plantas. Se houver a ingestão das larvas, suínos ou bovinos podem ter mudanças bruscas de comportamento e mal-estar. Se o quadro não for identificado a tempo, os animais podem morrer em até 2 dias.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.