Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Treinamento

VÍDEO: alunos do NPOR fazem rapel no Morro da Cruz

Foto: Alencar da Rosa

Alunos desceram 30 metros pelo paredão. Técnica é para infiltração em campo inimigo

O sol e o calor não foram obstáculos para os 20 alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) descerem 30 metros de rapel na manhã dessa quinta-feira, 21, no Morro da Cruz, em Santa Cruz do Sul. A atividade é uma das últimas etapas antes da formatura da turma, que ocorre no próximo dia 30.

Guilherme José Kelzenberg, de 19 anos, morador de Santa Cruz do Sul, desde criança sempre teve vontade de ingressar no Exército. “Quando fui fazer o alistamento surgiu essa oportunidade do NPOR, que é uma preparação para comandar soldados, uma ótima oportunidade para desenvolvimento pessoal”, afirma.

Kelzenberg destaca que, neste ano de formação, ele e os colegas desenvolveram a personalidade “Todos mudaram, chegaram tímidos, com medo. O curso nos deu mais confiança para falar em público, mais coragem para encarar objetivos e mais resiliência. Também aprendemos a suportar a dor em atividades no campo, por exemplo”, conta.

Publicidade

Kelzenberg: “Curso deu mais confiança”. Fotos: Alencar da Rosa

LEIA MAIS: Antes da formatura, alunos do NPOR fazem rapel no Morro da Cruz

Alunos da Unisc poderão fazer estágio no BIB

Trocar experiências, agregar valor às instituições e contribuir para a formação dos estudantes. Esses são os principais objetivos do termo de cooperação firmado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB). O documento, assinado ontem pela reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer e pelo coronel Christian Augusto dos Santos Cravo, permitirá que alunos de cursos como Administração, Biologia, Enfermagem, Fisioterapia e Ciências Contábeis façam seus estágios curriculares obrigatórios no Exército. “Possuímos uma estrutura diferenciada no 7º BIB, com 800 colaboradores. Em termos de estágio, será uma oportunidade excelente”, diz o coronel Cravo. Segundo ele, todo o trâmite legal para formalizar a ação demorou cerca de um ano. “Foi uma autorização que precisou ser analisada por vários escalões até chegar ao Comando do Exército, que culminou na assinatura de hoje (ontem). Estes estágios irão proporcionar uma aproximação do Exército com o meio acadêmico e a sociedade em geral”, completa.

Publicidade

A reitora Carmen Lúcia ressalta o pioneirismo da ação no município. “É uma oportunidade nunca antes oferecida. Esses estágios irão ajudar muito na formação dos nossos alunos, que vão buscar soluções dentro da ótica de gestão, planejamento e financeiro, entre outras áreas acadêmicas.” Segundo o primeiro-tenente e oficial de gestão do 7º BIB, Alexandre Pimentel de Lima, a Unisc fará a seleção dos alunos para os estágios. “A partir desta assinatura, o documento irá para publicação no Diário Oficial da União. Na sequência, será definido o mecanismo de avaliação”, explica. A expectativa é que os estágios iniciem no primeiro semestre de 2020.

Termo de cooperação entre universidade e batalhão foi firmado nessa quinta-feira. Lula Helfer

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.