Categories: Educação

VÍDEO: aluna da região participa de encontro na Secretaria de Educação

A Secretaria da Educação (Seduc) realizou a primeira edição do encontro Diálogos com a Seduc, nessa quarta-feira, 19. Organizado no auditório da Seduc no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, o evento marcou o início do calendário letivo de 2020.

Trinta estudantes da rede estadual – um para cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE) – tiveram um bate-papo informal com o secretário da Educação, Faisal Karam, e com a secretária adjunta Ivana Flores.

Os estudantes abordaram questões sobre o Novo Ensino Médio, a robótica educacional, a inclusão de pessoas com deficiência, o plano de carreira do magistério e o incentivo a atividades empreendedoras, musicais, esportivas e culturais em sala de aula.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Quem colaborou com a educação é reconhecido

“O aluno do século 21 está conectado o tempo todo na internet e tem acesso instantâneo a diversos conteúdos. Nós, gestores e professores, temos que falar a linguagem dos alunos para construirmos uma educação de qualidade. Queremos aproveitar as potencialidades e dar condições para que utilizem os seus talentos”, disse o secretário Faisal.

Na abertura do evento, a aluna Emily Ramos Wendt, da região da 6ª CRE, de Santa Cruz do Sul, perguntou aos gestores estaduais qual era o maior sonho deles. “O maior sonho do professor é realizar os sonhos dos seus alunos. Nós, educadores e gestores, lutamos todos os dias para fazer com que as crianças e jovens do Rio Grande do Sul possam realizar-se, capacitar-se e ter condições de ir em busca daquilo que mais desejam”, disse a secretária adjunta de Educação, Ivana Flores. Veja a pergunta da estudante em vídeo divulgado pelo Governo do Estado:

Publicidade

Os selecionados

Os jovens selecionados para participar do 1º Diálogos com a Seduc são representantes de escolas estaduais. Entre eles, estão medalhistas em olimpíadas de Matemática, Língua Portuguesa, Astronomia e Astronáutica, projetistas premiados internacionalmente na área de robótica educacional, poetas, escritores e atletas paralímpicos medalhistas – verdadeiros campeões na superação.

É o caso do estudante do Colégio Tiradentes, de Três Passos, Tiago Mateus Link. Tem 12 anos e é portador da síndrome de tetra-amelia, o que acarretou a ausência dos quatro membros ao nascer. Extremamente inteligente e hábil com as palavras, o jovem é palestrante motivacional desde os 9 anos e já realizou mais de 150 palestras dentro e fora do país. Ele ajuda adolescentes que estão em depressão dando exemplo de vida.

Publicidade

“Meu objetivo é falar para as pessoas acreditarem e nunca desistirem dos seus sonhos. Todos na vida têm um aprendizado e um futuro e o meu é ajudar. Deus me mandou aqui para auxiliar os que estão passando por dificuldades. Eu vejo muitos casos de pessoas que estão em depressão, se automutilam e muitas vezes tiram a própria vida. Por isso, eu digo sempre: não desistam, eu teria muitos motivos para desistir e não fiz. Tenho uma família que me apoia e Deus do meu lado. Deus é tudo”, afirmou.

O pai de Tiago, Jair Link, contou que o estudante é fã do australiano Nick Vujicic e que a partir daí começou a querer ser palestrante motivacional. “Meu filho procura ajudar as pessoas, dando apoio a adolescentes para saírem da depressão e conscientizando sobre a importância da vida. Tenho muito orgulho dele”, acrescentou.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: novo espaço da Emef Vidal de Negreiros atrai a atenção dos estudantes

Publicidade

Outra história de superação emblemática é a do aluno José Arthur Quines Furtado, 15 anos. Ele tem deficiência visual e estuda no Colégio Estadual Coronel Neto, de Livramento, na região da 19ª CRE. É medalhista de ouro na modalidade 50 metros nado costas e medalhista de prata na modalidade 50 metros nado crawl nas Paralimpíadas Escolares.

Além disso, é medalha de ouro na modalidade de 100 metros nado peito. “Eu achei este encontro muito bom. É uma grande experiência poder compartilhar este momento grandioso com os colegas de outras regiões do Estado. Estou muito feliz e agradeço à 19ª CRE pela oportunidade”, afirmou.

O aluno Matheus Schvan Zawaski estuda no Colégio Tiradentes de Ijuí, na região da 36ª CRE. Duas vezes medalhista de ouro e duas vezes medalhista de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMP), o jovem considera importante a questão da disciplina para o desenvolvimento educacional. Na pergunta, destinada ao secretário Faisal Karam, ele questionou como seria possível inserir estes elementos nas demais escolas do Estado. “A disciplina, na minha opinião, é fundamental para se obter bons resultados. Por isso, trouxe esta questão para debate”, explicou.

Publicidade

Isabelle Bonini Gabbi, de 10 anos, é poetisa e escritora. Ela, que já conheceu o governador Eduardo Leite devido à obra Adara, Confissões de uma Órfã, é representante do Colégio Estadual Três Mártires, da região de Palmeira das Missões, na 20ª CRE. A estudante falou sobre a importância da educação na vida de crianças e jovens. “Para mim, é uma honra muito grande estar aqui. Eu acredito que a Educação nos torna mais preparados para enfrentar todos os desafios da vida. Com ela, temos uma formação moral e intelectual muito importante para nossa vida”, destacou.

LEIA TAMBÉM: “Não existe milagre”, diz secretário estadual de Educação

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.